TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  5.447 Palavras (22 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS

Disciplina: Análise de Investimento

Professor Me. Jefferson Dias

Annalice Furtado Wruch – 4352050799

Duana Boa Nova Becker – 4343817918

Fabio Luis Gonçalves da Silva – 3830716274

Filipe de Farias Brandão – 4300064912

Hercules Couto – 7929703199

PELOTAS / RS

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um Projeto de Investimento em determinado negócio, onde serão discutidos os diversos conceitos que envolvem este assunto, para que tomemos como embasamento na analise de investimento, onde será analisada também a viabilidade econômica por meio dos critérios, tais como, Payback, VPL e TIR, apontando os aspectos favoráveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento das práticas.

Com isto pretende-se proporcionar uma visão geral, porém eficaz, sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético, para que possamos colocar em prática o que acontece quando se quer abrir um negócio ou incrementá-lo. O real intuito deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas por estudiosos e nos incentivar a desenvolver a capacidade de discernimento para que possamos tomar decisões futuras no mercado de trabalho da melhor maneira possível.

1. TIPOS DE INVESTIMENTO

Segundo, OLIVIO (2011), Investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro. O proprietário de uma empresa, por exemplo, ao constituí-la, teria outras opções para utilizar os recursos gastos: na compra de equipamentos, instalações, com treinamento, ou seja, desembolsos no presente, contudo, esse proprietário investe e renuncia por certo tempo, ao uso desses recursos, na expectativa de obter mais recurso no futuro com o lucro da empresa, multiplicando o valor aplicado no presente.

Este termo muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas pode ser bastante confuso para compreensão, já que muitas coisas, aparentemente diversas, são tratadas como investimento, bem como, compra de uma casa, aplicação financeira, abrir uma empresa, cursar faculdade e até mesmo casamento.

O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.

A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A premissa dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, e fazendas das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto - PIB. Uma vez que as unidades produtivas têm capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.

Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

- CDB

- Caderneta de poupança

- Debêntures

- Ações de empresas

- Fundos de investimento

- Títulos Públicos

Toda a empresa antes de qualquer tomada de decisão para investimento faz orçamentos detalhados, onde se verifica a melhor maneira de se investir, seja na empresa ou fora através de aplicações conforme citadas acima. Pois nem sempre é vantajoso investir em determinado tempo ou recurso na empresa, às vezes é muito mais vantajoso aplicar os recursos disponíveis em outro tipo de aplicação, tais como: CDB, Ações de outras empresas, etc. Pois a rentabilidade pode ser maior e com um risco menor. Por isso antes de se investir é necessário fazer uma grande pesquisa de mercado, para avaliar qual é a melhor opção de investimento do momento, para depois elaborar o planejamento estratégico e nele concentrar todos os esforços em busca da melhor rentabilidade para a organização.

O planejamento tem um papel de destaque em qualquer tipo de investimento, pois através do planejamento o investidor consegue analisar a fundo, quais são as melhores opções de investimento e tentar de um modo geral mensurar quais são seus reais riscos de perda em cada tipo de investimento.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, como já foi mencionado anteriormente, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. São eles:

• Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar-social.

• Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.

• Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

1.1 DEFINIÇÃO DO TIPO DE NEGÓCIO - LOJA DE SEX SHOP

Hoje o mercado erótico no Brasil está mais receptivo e com uma visão mais aberta em relação aos produtos eróticos. A timidez foi, em parte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com