TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Trabalho Escolar: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 15

Índice

Assunto Página

Introdução 03

Estrutura das Demonstrações Financeiras

Estrutura do Ativo e do Passivo 04

Balanço Patrimonial e Demonstração Resultado do Exercício 05

Conceitos Básicos de Analise 05

Estrutura de Capital 06

Tipos de Balanço 06

Analise Vertical e Horizontal 06

Índices Econômicos Financeiros 08

Técnicas de Analise 08

Ciclo Econômico, Operacional e Financeiro. 10

Índices Relativos a Atividade 10

Importância da Analise Financeira 10

Cálculos de Analise Vertical e Horizontal 11

Relatório em Relação à Situação da Empresa 13

Calculo de Analise dos Índices 14

Relatório em Relação à Situação Econômico Financeira 18

Analise e Calculo pelo Método Dupont e Termômetro de Insolvência 18

Relatório Resultados Apresentados 20

Cálculos Ciclo Operacional e de Caixa e Estrutura e Analise do Fluxo de Caixa 20

Relatório Geral 22

Referencias 24

Introdução

Será visto por intermédio deste trabalho conceitos contábeis, desde denominação, tipos, importância e aplicação na analise da empresa.

A primeira Etapa da Atividade Pratica Supervisionada foi realizada a partir de pesquisas em artigos acadêmicos e sites. Com este material foi possível descrever os pontos importantes estudados em “Estrutura das Demonstrações Financeiras, analise vertical e horizontal do Balanço Patrimonial e da DRE.

Por sua vez, as etapas sobre “Técnicas de Analises por índices”, “Análise pelo método Dupont e termômetro de insolvência” e “Ciclo operacional e Ciclo de Caixa. Estrutura e análise do fluxo de caixa” foram executadas a partir de cálculos.

Por final, será possível verificar a importância desta ciência para o bom desempenho das organizações, afinal é com base nos dados informados por ela que se tornara viável realizar as tomadas de decisões presentes e futuras.

Estrutura das Demonstrações Financeiras Analise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício

Estrutura do Ativo

Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. Nele constam as contas que irão suprir as despesas e dividas adquirida. Classifica-se em circulante, realizável a longo prazo e permanente.

Circulante: Ativos que se realizaram no prazo de um ano.

Realizável em longo prazo: Ativos que se realizaram após um ano.

Permanente: representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do Estado, não com a intenção de vendê-los em curto prazo, mas de preservá-los para obter para obter renda, na medida em que o tempo passa.

Estrutura do Passivo

Passivo: representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso. Dividi-se em Capital de terceiros e Capital Próprio (Sócios) e classifica-se em: Circulante, exigível a longo prazo e patrimônio liquido.

Circulante: Dividas a serem saudadas no prazo de um ano.

Exigível em longo prazo: Dividas a serem saudadas a partir de um ano.

Patrimônio Líquido: capital pertencente aos sócios, seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Balanço Patrimonial

Fornece um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em certo período (período de 1 ano). É considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente. Agrega as contas do Ativo e Passivo.

Demonstração de Resultados do Exercício

Tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período. Apontando lucro ou prejuízo.

Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência: as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda e os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Receita: São fontes de recursos.

Despesas e Custos: São aplicações de recursos.

As Demonstrações supracitadas são primogênitas no requisito de identificar a situação da empresa, assim quanto maior o lucro mais investimento a mesma poderá realizar, em contra partida se a instituição encontrar-se em prejuízo ou lucro baixo é um sinal para ficar em alerta.

Conceitos Básicos de Analise

Capital de Giro: É necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Capital de Terceiros: Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

Liquidez: é uma referência ao prazo e a que custo um investimento transforma-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com