TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EAD

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Tutor a distância: Prof. Rachel Niza

Tutor presencial: Geovana Cardoso

Cuiabá-MT

JUNHO/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EAD

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................................04

Custo de Materiais....................................................................................................................05

Custo de Produção................................................................................................................... 08

Tabela Hora Trabalhada...........................................................................................................08

Artigo Quantos Custa um Funcionário no Brasil.....................................................................09

Analise Gerencial......................................................................................................................10

Margens de Contribuição..........................................................................................................11

Considerações Finais................................................................................................................13

Refecia Bibliográficas ......................................................................................................... 14

INTRODUÇÃO

Nossa tarefa consiste num Roteiro de Estudos práticos sobre como calcular o custo de produção de dois distintos produtos fabricados por uma empresa fictícia, a Indústria Alimentícia Showdog Ltda.: o hot-dog e o hot-chicken. Para tanto, cada etapa propõe o desafio de calcular os custos envolvidos na produção, desde as matérias-primas até os custos indiretos de fabricação.

Este desafio propõe-se também o gerenciamento de margens de lucro, quantidades de venda para equilíbrio financeiro e calcular qual o preço certo de venda do produto, mediante índices dos custos de venda.

CUSTO DE MATERIAIS.

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

A contabilidade de custos coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzida, horas trabalhada, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

Indústria Alimentícia Showdog Ltda.

São dois produtos derivados da ideia do lanche estilo hot-dog:

Produto Hot-dog: uma unidade de pão de hot-dog (tipo bisnaga), uma unidade de salsicha de carne bovina, 40 gramas de molho de tomate pronto, uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Produto Hot-chicken: uma unidade de pão de água (tipo francês), uma unidade de salsicha de carne de frango, 50 gramas de molho rose (uma combinação de molho branco e molho de tomate vermelho), uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Lançamento de compras, com base na lista de matérias-primas e de itens de embalagem.

Pão de hot-dog

Molho de tomate vermelho

Salsicha de carne bovina

Molho rose

Salsicha de carne de frango

Caixinha de papelão

Pão francês

Saco plástico

CUSTO DE PRODUÇÃO.

Conceito: os custos de produção são os gastos realizados pela empresa na aquisição dos fatores fixos e variáveis que foram utilizados no processo produtivo então podemos afirmar que O custo é o gasto económico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro).

O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra direta usada na sua produção, o preço da mão-de-obra indireta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.

Apuração de custo de produção com matérias-primas, materiais de embalagem e alguns materiais secundários.

Tabela de Rateio horas Trabalhadas

Tabela de Custos Indiretos

Artigo quanto custa um funcionário no Brasil

O custo de manter um funcionário na empresa no Brasil é realmente caro, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que data de 1943 e ainda não passou por nenhum grande processo de modernização. Hoje, pequenas e médias empresas respondem pela mesma legislação das grandes multinacionais, com a mesma burocracia e peso da CLT. As pequenas e médias representam cerca de 100% das empresas no Brasil e são responsáveis por cerca de 70% das oportunidades de trabalho e renda.

Os encargos sociais que se paga por um empregado equivale o valor do seu salário mais 20%. Por este motivo muitos empresas tem optados em contratar profissional autônomo e empresas jurídicas diminuindo assim o custo operacional, dando preferência a Pessoa Jurídica pois mesmos os autônomos existem encargos incidentes sobre a remuneração paga por estes trabalhadores.

Segundo o IBGE cerca de 50% dos trabalhadores brasileiros trabalham não tem suas carteiras registradas. São milhões de pessoas que trabalham no mercado informal.

Para que está realidade seja mudada é necessária uma reformulação na CLT, diminuindo os encargos sociais de maneira mais flexível, caso permaneça nesta condição, o emprego formal no Brasil continuará em sua tendência de queda, e as empresas continuarão optando pela contratação de pessoas jurídicas.

Mapa de Custos

Tabela horas Trabalhadas

Analise Gerencial.

A contabilidade de custos ao trabalhar diretamente com a tomada de decisão, cria a necessidade de se concebida sob uma abordagem sistêmica para solucionar os problemas ligados à decisão. Desta forma, faz-se necessário o responsável pela geração das informações utilize e domine certos conhecimentos originados em outras áreas, tais como: Psicologia, Física, Economia, Matemática, Estatística, etc., pois, só assim, será possível gerar informações relevantes que envolvem custos. Essa característica peculiar do que podemos chamar: Gestão de Custos voltada para as decisões futuras impõe aos contadores a necessidade de familiarizar-se ainda mais com todas as facetas da empresa e com problemas e questões dos mais diversos níveis organizacionais.

A Contabilidade de Custos como sistema de informação, disponibiliza dados e informações necessários para que se efetue a medição do desempenho organizacional, seja ele de curto ou longo prazo, e isso ocorre em função da sua ligação direta com as funções de planejamento, orçamento e controle.

Neste sentido, torna-se possível efetuar um link entre as informações de custos e a estratégia organizacional. Os sistemas de gestão da estratégia apresentam como fase final o orçamento estratégico e operacional e nestes estão contidos gastos, ou seja, volume de investimentos e custos que em última instância são determinados pela estratégia.

Ao efetuar esta ligação, o custo passa a ser o elemento base para determinação de ações operacionais e estratégicas, e deve ser reproduzidos no orçamento sob estes dois aspectos.

A contabilidade de custos sob um enfoque predominantemente gerencial, deve estar concentrada em gerar informações mais analíticas, produto de analises e interpretações mais detalhada dos fatos, assumindo assim um caráter preditivo e não mas histórico.

Margem de Contribuição.

Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).

Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura/suporte.

Representada da seguinte forma:

MC = PV - ( CV + DV )

Onde:

MC = Margem de contribuição;

PV = Preço de Venda ou Receita Op. Bruta Total;

CV = Custo variável ou Custo das Mercadorias Vendidas (CMV);

DV = Despesa variável.

IC = MC/PV

Tabela do Calculo de Contribuição do Grupo Pão de Açúcar.

Nota-se que a margem nos três exercícios tem valores muito parecidos, mesmo havendo variação na receita bruta, o que evidencia não se tratar de mera coincidência. Os índices revelam que existe todo um planejamento na composição dos preços e na busca por resultados de lucro no final do exercício.

No caso do produto Hot dog, chegamos aos seguintes dados:

A contribuição do preço de venda do Hot dog para cobrir as despesas e gerar lucro é R$ 5,70 por unidade ou 89% do seu preço de venda. Ponto de equilíbrio contábil.

No caso do produto Hot-chicken.

A contribuição do preço de venda do Hot-chicken para cobrir as despesas e gerar lucro é R$ 4,74 por unidade ou 87,78% do seu preço de venda. Ponto de equilíbrio contábil.

A quantidade mínima de produtos Hot dog que deve ser produzida afim de que a empresa não dê prejuízo é dada pela seguinte formula: Pe = Custo Fixo % Margem de Contribuição Considerando o preço unitário de R$ 6,40 para 2350 unidades vendidas e despesas fixas em R$ 2.000,00, a empresa pretende um lucro final de R$ 2.500,00 temos:

Logo. A empresa tem que vender no mínimo R$ 8,31+11,50 em lanches para não operar no prejuízo. Para obter o lucro desejado de R$ 2.500,00 deve-se fazer o seguinte calculo:

Pe=custo fixo+lucro desejado/ % margem de contribuição logo temos que vender R$ 19.540,00 em lanches para “ girar “ a empresa dando lucro.

Considerações Finais

Ao final da ATPS chegamos a conclusão que a Contabilidade de Custos é de suma importância para o crescimento de uma empresa, sendo ela grande ou pequena.

Podendo avaliar todo o seu funcionamento, rendimento, e também é usadas coleta e organização de vários dados. A Contabilidade de Custo faz todo um custeio para chegar ao final do processo e ter o valor obtido de seu objetivo.

A ideia de que os custos são essenciais para a empresa é um fator determinante. Hoje em dia, todas as decisões empresariais devem ser tomadas com base nas informações fornecidas pelo custo. Nenhuma informação deve ser desprezada.

Toda a pesquisa e elaboração do trabalho nos deram a oportunidade de, cada vez mais, aprender a trabalhar em grupo aproveitando os conhecimentos e qualidade de cada integrante envolvido no trabalho.

Com este trabalho, pudemos compreender ainda mais a Contabilidade de Custos que determina o custeio da cada linda item de produção e sua distribuição a fim de aumentar o lucro e acabar ou diminuir com os desperdícios.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARIOCA. Vicente: Contabilidade de custos. Ed. Especial Anhanguera – Campinas, SP: Editora Alínea, 2012

https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDNTYtaUxBN2t3ZkE,

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Editora Atlas.

BERLINER, Callie. e JAMES A Brinson.Apud José Luiz Bassetto. Gerenciamento

de custos em indústrias avançadas: base conceitual CAM I. São Paulo. SP.

Fundação Salim Farah Maluf.

BRIMSON, A. James e CALLIE, Berliner. Gerenciamento de Custos em

Indústrias Avançadas: base conceitual CAM-I. Tradução José Luiz Bassetto

–São Paulo, TAQ, 1992.

BRINSON, James. Contabilidade por Atividades: Uma abordagem de custeio

baseado em atividades. Apud Antônio T.G. Carneiro. São Paulo. SP. Atlas.

CAMPOS, José Antônio. Cenário Balanceado: painel de indicadores para a

gestão estratégica dos negócios. São Paulo, Aquariana, 1998.

CATELLI, Armando. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica –

GECON. São Paulo: Ed. Atlas. 1999.

CHING, Hong Yuh. Gestão Baseada em Custeio por Atividades. ABM - Activity

Based Management. São Paulo. SP. Atlas.

COOPER, Robin & Kaplan, Robert. S. The Design of Cost Management

Systems - Texto,Cases And. Reading. Prentice-Hall, Inc. New Jersey.

COPELAND, Thomas E., Koller, Tim and MURRIN, Jack. Avaliação de Empresas

“Valuation”: Calculando e Gerenciando o Valor das Empresas. Tradução

Maria Cláudia S.R. Ratto; São Paulo, Makron Books, 2000.

CORBETT NETO, Thomas. Contabilidade de Ganhos: A Nova Contabilidade

Gerencial de Acordo com a Teoria das Restrições. São Paulo. SP. Nobel

CRC - SP Conselho Regional de Contabilidade

Conclusão

Com a gestão de custo efetuamos a distinção de custo e despesas, entendendo os tipos de custos, bem como a produção em série ou por encomenda.

Apuramos os custos para a fabricação de produtos: matéria-prima, custo de produção, materiais diretos e indiretos, enfim todos os custos de produção.

Vimos também à importância de uma empresa ratear seus custos e elaboramos o rateio dos produtos indicados. Da mesma forma, pesquisamos qual a importância da mão de obra brasileira e levantamos os custos de mão de obra para os produtos indicados.

Por fim, levantamos todos os quesitos para a fabricação de produtos, de maneira a entendermos a importância do conceito para uma gestão de custos baseada em tomadas de decisões a fim de evitar o prejuízo, elevando a empresa a margens maiores de lucratividade.

...

Baixar como  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »