TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Ensaios: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos de investimentos

Investimento público: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Os investimentos públicos em geral não têm objetivo de gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas e físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de emprego e tributos de qualquer pais capitalista.

Investimento misto: são recursos disponibilizados em parte pelo governos ou entidades publicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimentos normalmente estrutura-se na forma de empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário.

Fonte: plt página 16.

Considerações:

O investimento tem uma importância fundamental para a economia, quanto para as organizações. Para a economia crescer, faz-se necessária aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo PIB. Não podem produzir mais que a capacidade de suas máquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.

Analisando as considerações acima, vemos que, cabe ao administrador verificar quais sãos os melhores investimentos para a organização, objetivando escolher as melhores opções que influenciam a decisão: a economia, a financeira e a de ambiente empresarial.

“... Outras análises, chamadas de indicadores financeiros, podem ser efetuadas com os demonstrativos contábeis ( em especial com o balanço patrimonial, fluxo de caixa e demonstrativo de resultado) com o objetivo de medir a situação financeira atual e sua tendência...”

A análise econômica, rígida e criteriosa, de um projeto de investimento é base para sua realização, prevenindo empirismos causadores de fracassos imediatos. Pontos como custo do capital, custos operacionais, preços, rentabilidade, margens, oportunidades, volumes operados, taxas de risco, taxas de atratividade são alguns itens indispensáveis a uma boa avaliação, que visa diminuir as incertezas e a maximizar a criação de valor para investidores, sociedade e para a perpetuação do projeto realizado.

“Uma firma com uma oportunidade de investimento irreversível carrega uma opção de investir no futuro (ou de esperar); ela tem o direito – mas não a obrigação – de comprar um ativo (o projeto) no futuro, a um preço de exercício (o investimento). Quando a firma investe, ela exerce a opção e paga um custo de oportunidade igual ao seu valor. O exercício da opção (o investimento) é irreversível, mas a firma sempre tem a possibilidade de preservar o valor de sua opção (adiar o investimento) até que as condições de mercado se tornem mais favoráveis (DIXIT e PINDYCK, 1994 apud RIGOLON, 1999, p.9).”

Na análise de investimento, têm-se fatores não monetários que devem ser considerados, como a disponibilidade de risco do investidor, a imagem deste e do projeto perante a sociedade, a análise de risco para o ambiente em que o projeto irá ser realizado, etc. Considerando a possibilidade de uma pessoa a querer abrir um investimento, ou mesmo aumentar um que já tenha, ou, ainda, fazer as contas para saber se vale a pena substituir um aparelho antigo por um mais novo. Nesses casos, o que está em jogo é um processo de análise de investimentos. Há um forte elemento de risco nessa avaliação.

Afinal, quem sabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com