TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Monografias: Analise De Investimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA

Todas as principais técnicas de analise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil.

A primeira diferença é que o fluxo de caixa da analise de investimento deverá ser um fluxo de caixa projetado, ou seja, uma estimativa de ganhos ou perdas futuros,uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado, é apenas uma possibilidade futura.

A segunda diferença é sobre como se consideram os valores no tempo.Existem dois conceitos diferentes quanto à data a ser considerada de determinado valor:

1. Conceito de competência (econômico): É o conceito utilizado nas demonstrações financeiras (Balanço patrimonial e DRE) e adotado pela contabilidade(Controladoria).Esse conceito implica considerar os valores por apropriação,ou seja, a referencia é quando há a ocorrência do gerador do valor, a que período de tempo ele compete.

2. Conceito de caixa (financeiro): É o conceito utilizado para o gerenciamento das operação diárias da empresa e no fluxo de caixa.Esse conceito é adota pela tesouraria da empresa e implica considerar os valores por data de pagamento ou recebimento (entrada e saída de caixa),independentemente de quando foram gerados.

o fluxo de caixa,como próprio nome insinua,utiliza sempre o principio de caixa,considerando os valores apenas quando são pagos ou recebidos.Tal premissa é utilizada de forma a permitir uma justa comparação com outras opções de investimentos,tais como ações renda fixa,outros projetos.

FLUXO DE CAIXA RELEVANTES

Os fluxos de caixa relevantes,ou seja, aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações,apesar de a principio poderem ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos ,acabam por apresentar,em geral, um formato padrão.

Esse formato é composto basicamente por três partes:

1. Investimento inicial ou nos períodos iniciais: Esses investimentos podem ser tanto na forma de bens físicos (prédios,equipamentos,ferramentas),quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto.São saídas e caixa e, portanto,devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.

2. Retornos de caixa do investimentos: Normalmente após alguns períodos,o projeto, se torna rentável,gerando fluxos de caixa positivos para a empresa/investidor.

3. Valores residuais: Esses fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento,seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributaria adquirida.Podem eventualmente ser negativos,como a obrigação de reflorestar determinada área após retirar toda madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.

TÉCNICAS DE ANALISE DE INVESTIMENTOS

Após discussão sobre a montagem dos fluxos de caixa e os tipos de projetos, os quais serão os componentes básicos da resolução dos problemas de analise investimentos,faz-se possível apresentar as técnicas de analise de investimentos.

Existem diversas técnicas de analise de investimentos, das mais simples as mais sofisticadas,porém,destacam-se três principais,as quais são as mais utilizadas e disseminadas.

• Período de retorno (Payback)

• Valor Presente Liquido (VPL)

• Taxa Interna de Retorno (TIR)

As três técnicas citadas serão discutidas e apresentados ao longo deste capitulo, de forma a permitir seu entendimento e aprendizagem.

PERIODO DE RETORNO (PAYBACK)

O método do payback tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demorará para retorna o total do investimento inicial.

Quanto mais rápido o retorno,menor o payback e melhor projeto.

Assim, o payback sempre deve ser mensurado em tempo – dias, semanas, meses, anos, quanto menor o tempo de retorno mais interessante será o investimento.Essa técnica é bastante conhecida, sendo ate repetida popularmente “ o tempo para recuperar o investimento “, exatamente a idéia do payback.

VALOR PRESENTE LIQUIDO (VPL)

O método do Valor Presente Liquido é um método alternativo ao do payback, visando corrigir as principais deficiências apresentadas por este.A sua sigla mais utilizada é VPL.Esse método também é conhecido por seu nome em inglês, ou seja, Net Present Value, cuja sigla é NPV.

Para utilizar o VPL, faz-se necessário construir o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com