TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Artigo: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo com o intuito de criar um projeto que fosse viável e trouxesse boa rentabilidade.

No entanto as ideias estavam desorganizadas e haviam muitas opiniões divergentes, porém, após o estabelecimento da atividade e dos produtos comercializados as ideias começaram a tomar forma, como provavelmente ocorre em uma situação real de iniciativa de um novo negócio.

Esse projeto é simples e serão demonstrados os pontos positivos e negativos do empreendimento.

No decorrer do trabalho a simplicidade do projeto poderá ser constatada pela pequena quantidade de produtos comercializados, pela opção de tributação pelo Simples Nacional, e pelo fato do comercio ser de pequeno porte, o que diminui ainda mais seus gastos, o que acreditamos que fosse o objetivo da avaliação, fazer algo simples que pudesse demonstrar com precisão a importância das analises realizadas no decorrer do projeto.

Alguns fatos foram relevantes para o desenvolvimento tais como a questão econômica, Financeira, Ambiente empresarial.

ETAPA 1 TIPOS DE INVESTIMENTOS

Passo 1

Os Investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente, dividem – se em três grandes categorias, os tipos básicos de investimentos são:

Investimentos públicos: São disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar o bem-estar social. Não tem por objetivo gerar retorno monetário. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social.

Investimentos privados: São disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.

Como por exemplo: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

Investimentos mistos: São disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estrutura-se na forma de empresa de capital misto e tem por objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.

Como por exemplo: Petrobrás e o Banco do Brasil

Investimentos têm grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

Há várias opções para investir, alguns oferecem mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

a) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Nesse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

b) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

c) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

Passo 2

Loja de Produtos Country

Passo 3

• Bota

• Camisa

• Chapéu

Passo 4

O tipo de serviço escolhido pelo grupo foi um comercio de produtos de vestuário (country), pois seu publico alvo são pessoas físicas, todas as classes sociais, que gostam desses trajes mais voltados as pessoas que gostam de viver em harmonia com animais.

Este ramo foi escolhido através de uma pesquisa feita nesta localidade, assim sendo ficou explicito que existe uma grande demanda em relação a esses produtos, por estarmos numa região próxima ao interior.

Em nossa loja oferecemos aos clientes os melhores preços da região, além de varias promoções para atrair novos clientes. Trabalhamos com produtos de altíssima qualidade, sempre pensando em trazer novidades.

Temos nessa região vários eventos como rodeio crioulo e country e a maior arena coberta da américa latina, sendo que existe muitas pessoas que participam dessas festas e apreciam as roupas a caráter.

ETAPA 2

ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

O fluxo de caixa trata-se de uma estimativa futura, assim, cabe a analise verificar se o projeto é viável ou não. As estimativas podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento do projeto, tornando as previsões de fluxos futuros ainda mais próximo à situação real do mercado.

Na PLT de Analise de Investimentos “todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa”.

Independentemente do ramo de atividade da organização, porte ou setor, o fluxo de caixa deve ser utilizado na analise dos investimentos.

De acordo com Santi Filho (2004) “é possível que uma empresa apresente lucro liquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá à falência. O péssimo fluxo de caixa é o que acaba com a maioria das empresas que fracassam".

Portanto com o controle do fluxo de caixa é possível antecipar decisões sobre o fluxo financeiro e capacidade de pagamentos futuros.

Um bom fluxo de caixa permite ao investidor reconhecer seus momentos positivos e negativos para investimentos em outros projetos que também poderão trazer bons retornos para a empresa.

Vários empresários não conhecem a importância do fluxo de caixa e por isso não são beneficiados pela praticidade e segurança oferecidos por esse meio de analise, porém, devido a sua praticidade até mesmo as pequenas empresas podem adotar esse meio de analise, trazendo resultados positivos para o negócio.

Com a competitividade existente no mercado globalizado, quanto mais o administrador ou investidor puder conhecer seu empreendimento ou investimento melhor ele estará diante da concorrência, e graças à previsão do fluxo de caixa vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com