TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Artigo: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  5.574 Palavras (23 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 23

Passo 1

Pesquisar no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS),ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Pólo Presencial, informações sobre Tipos de Investimento. A seguir, analisar o conteúdo e anotar as principais informações, conclusões e análise. Anotar o resultado obtido, para compor o relatório desta etapa.

Tipos de Investimentos:

Publico: recurso disponibilizado pelos governos ou entidades publica, a fim de gerar bem estar social. Não tem por objetivo gerar retornos monetários, e sim sociais.

Privados: recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. São os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

Misto: recurso disponibilizado em partes pelo governo ou entidades publica, e em partes por pessoas físicas e jurídicas. Estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar bem-estar para a sociedade ou retorno monetários.

Importância dos Investimentos

Os investimentos são importantes para fundamentar a economia e as organizações. Com a economia o país só pode crescer com fluxo contínuo de investimentos. Exemplo: para esse crescimento é necessário aumentar a produção das empresas, das fábricas e todas as unidades produtivas.

Os investimentos das organizações influenciam em 02 aspectos:

1) Expansão das organizações: tem como objetivo crescer e expandir onde possa gerar mais retorno ao investidor, e a única maneira de viabilizar este investimento é investindo.

2) Reposição do capital: fluxo de investimentos necessários para repor o desgaste e a obsolescência das suas máquinas e equipamentos. Necessário para garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de uma forma racional, com o objetivo de escolher as melhores opções. Para isso, ele deve fazer 03 considerações que influenciam a decisão: a economia, a financeira e a de ambiente empresarial.

É de extrema importância, saber como o capital investido será utilizado antes mesmo de escolher onde investir. Pois esta decisão será determinante na hora de escolher o tipo de investimento. Será necessário listar os objetivos e decidir quanto será aplicado para atender a cada um.

Perfil de risco

Ao optar por um investimento, é valido lembrar que, quanto maior a rentabilidade prometida, maior o risco de perder a quantia aplicada. Sendo assim, compara a rentabilidade prometida com a média do mercado, e desconfiar de promessas muito boas, são atitudes que ajudam na hora de investir.

Quem escolhe correr riscos deve fazê-lo de forma consciente e estar preparado para que eventuais perdas não provoquem grandes danos. Evitar aplicar a parte essencial do patrimônio em investimentos de alto risco.

Abaixo, perfis que melhor refletem a propensão de riscos:

Conservador: privilegia a segurança e faz todo o possível para diminuir o risco de perdas, para isso aceitando até uma rentabilidade menor.

Moderado: procura um equilíbrio entre segurança e rentabilidade e está disposto a correr um certo risco para que seu dinheiro renda um pouco mais do que as aplicações mais seguras.

Arrojado: privilegia a rentabilidade e é capaz de correrem grandes riscos para que seu investimento renda o máximo possível.

Descobrir o perfil pode ajudar na escolha da aplicação mais adequada, desde que esta informação seja utilizada apenas como orientação e que sejam tomadas as precauções necessárias antes a ao longo do investimento.

Todo o investidor busca a otimização de 03 aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. E avaliando determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre relacionada ao risco

Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter um maior ou menor lucratividade.

Considerando os 03 (três) aspectos básicos de um investimento: retorno, prazo e proteção, pode-se classificar primariamente os investimentos em 02 (duas) categorias principais: investimento em renda fixa e investimento em renda variável.

Renda fixa

Investimento de renda fixa é quando se conhece previamente a sua taxa de rentabilidade e o seu prazo de resgate. Neste tipo de investimento, a taxa de remuneração, ou sua fórmula de cálculo é previamente definida no momento da aplicação.

Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você está emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de um certo período, receber o valor aplicado (denominado principal), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.

As condições do investimento - tais como cláusulas de recompra, prazos, formas de remuneração e índices - são acertadas com o devedor (também chamado emissor do título ou tomador) no momento da aplicação.

Na renda fixa, sempre existe a possibilidade de perda do capital investido, no todo ou em parte.

Outro risco possível é de, ao final da aplicação, a rentabilidade se revelar menor do que a oferecida para outras aplicações de risco similares e disponíveis durante o mesmo período.

Os investimentos mais populares em renda fixa são a Caderneta de Poupança e os Fundos DI.

Existem também outras aplicações, tais como: Fundos de Renda Fixa, CDBs e debêntures, entre outras.

Os investimentos em renda fixa podem ser classificados em 02 (dois) tipos: investimento em renda fixa pré-fixada e investimento em renda fixa pós-fixada.

Renda Fixa Pré-fixada

É quando a taxa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com