TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Ensaios: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  4.991 Palavras (20 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo destacar a grande importância que as demonstrações financeiras apresentam, sobretudo em função das informações que consolidam. A análise das demonstrações financeiras além de apresentar um diagnóstico bem estruturado da situação patrimonial possibilita aos gestores da empresa a comparação dos resultados com os resultados de empresa do mesmo seguimento. Além disso, serve de parâmetros para credores e investidores.

Neste trabalho através de dados fornecidos pela empresa Natura, foi feito cálculos da análise vertical e horizontal do seu balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício a fim de apresentar a situação econômica da empresa.

Etapa 1 :Passo2

Estrutura das Demonstrações Financeiras.

Estrutura do Ativo.

Ativo

É o conjunto de bens e direitos de uma entidade, ou aplicações de recursos de uma empresa. O ativo está totalmente relacionado aos itens contábeis que envolva receitas e despesas. Sendo mais objetivo, os ativos podem ser caixa, títulos a receber, direitos, estoque, máquinas, prédio, veículos, etc. É o recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. , ele é dividido em três categorias: Circulante, são os ativos que a empresa irá realizar em até um ano da data do balanço; Realizável Longo, são os ativos que a empresa irá realizar após um ano da data do balanço; Permanente é ativo de uso da empresa (imóveis, veículos, investimentos em coligadas, etc.) esses ativos não estão para vendas. Vale lembrar que o ativo mais importante é o de curto prazo, uma vez que é utilizado para garantir os pagamentos de despesas e dividas.

Passivo

O Passivo representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros, os títulos a vencer, dividas que são cobradas. É tudo o que ela deve, ou seja, as dívidas que ela contraiu e dessa liquidação se espera que resulte em saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. dividido em três categorias: Circulante, são dividas que a empresa tem para pagar em no máximo um ano da data de realização do balanço; Exigível a Longo Prazo, dividas que a empresa tem após um ano da data do balanço; Patrimônio liquido, são os recursos dos sócios aplicados na empresa para seu próprio uso. Os recursos que a empresa possui no ativo, são oriundos do passivo, por esse motivo o ativo é sempre igual ao passivo.

Estrutura das Demonstrações de Resultado

A Demonstração do resultado do Exercício tem como finalidade, além de evidenciar o resultado do exercício lucro ou prejuízo ,demonstrar a origem dos recursos próprios que são aplicados na empresa (receitas) ,assim como todos os gastos (custos e despesas) envolvidos na geração de riqueza da entidade.

Conceitos Básicos de Análise

Capital de giro

É um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas).

É uma importante ferramenta para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos.

CAPITAL DE TERCEIROS

Também é bem sugestivo. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc.

Liquidez

Refere-se à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa. Um ativo de alta liquidez, portanto, é aquele que pode ser vendido rapidamente sem perda significativa de valor. Um ativo ilíquido é aquele que não pode ser convertido em caixa rapidamente, sem que haja redução substancial do preço. Normalmente, os ativos são apresentados no balanço em ordem decrescente de liquidez, significando que os mais líquidos vêm em primeiro lugar. O ativo circulante é relativamente líquido, e inclui caixa e outros ativos que serão convertidos em caixa nos próximos 12 meses. Contas a receber, por exemplo, representam o montante de vendas já realizadas e não recebidas ainda de clientes.

Capital Próprio

É representado pelo Patrimônio Líquido. São recursos que pertencem aos sócios e que estão sendo utilizados na empresa. O Patrimônio Líquido representa apenas o registro dos recursos. Estes recursos, em verdade, estão sendo utilizados no ATIVO. Os recursos são fornecidos pelos sócios (capital social), mas nem todo o valor do capital é necessariamente recursos que os sócios integralizam. O capital pode ser aumentado com a Correção Monetária e com os lucros.

Análise Vertical e Horizontal

Uma ferramenta útil para detectar tendências são as análises verticais e horizontais. Apresentamos este recurso a seguir.

Análise vertical

A análise vertical, também denominada análise da estrutura, facilita a avaliação da estrutura das DF e a representatividade de cada conta em relação ao total do ativo e passivo, bem como a participação de cada conta do DRE na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.

Análise Horizontal

A análise horizontal consiste em verificar a evolução dos elementos do BP e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de conta por períodos.

ASPECTOS DETECTADOS PELAS ANÁLISES HORIZONTAL E VERTICAL

O analista externo, especialmente um que representa uma instituição emprestadora, gostará de saber muito claramente por que estes índices estão manifestando certo desempenho. Algumas perguntas deverão ser respondidas pelo analista, por exemplo:

 Se há um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com