TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Trabalho Universitário: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  3.306 Palavras (14 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos a longos prazos, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista e acurada possível.

Quase todo mundo já teve um momento na vida que pensou em investir seu capital mesmo sendo pequeno, seja numa situação de desemprego, seja pela vontade de ganhar autonomia, todo mundo já pensou um dia em se tornar o próprio patrão. Mas a grande questão é: quantos desistem de colocar o seu sonho em prática? A maioria dos aspirantes a empresários, com certeza, desistem de seus sonhos antes mesmo de dar o primeiro passo. A razão pra isso está no medo que as pessoas sentem de apostar seu capital na montagem de um negócio e acabar perdendo investimentos que muitas vezes demoraram anos e anos para serem acumulados.

No Brasil cerca de 20% a 30% das micro e pequenas empresas fecham as portas no primeiro ano de existência. Além dos ventos muitas vezes desfavoráveis que afetam a economia brasileira, a razão para o fracasso está na falta de planejamento. Com os pés no chão, a chance de vencer a insegurança e ser bem-sucedido aumenta muito.

Os que alcançam o sucesso são aqueles que corretamente identificam as oportunidades e tiram bom proveito delas, não se intimidando com as dificuldades. Acima de tudo, é importante ter perseverança, determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias agressivas, que muitas vezes ameaçam a construção de um negócio. É fundamental levantar-se rapidamente das quedas, assim as chances de sobreviver dentro de um negócio aumentam. Apesar de todos os imprevistos, o número de pessoas que se aventuram em busca de seus ideais é grande no Brasil, e também no mundo, não é à toa que o país está sempre em lugar de destaque quando se fala em empreendedorismo.

O medo que envolve montar um negócio está e estará sempre presente, ele é até saudável, desde que não imobilize. Tal medo é absolutamente essencial, pois serve para que o empreendedor conheça seus limites e calcule o tamanho de seus riscos.

INVESTINDO O CAPITAL E SE TORNANDO UM EMPREENDEDOR

Se você se inclui no universo de candidatos a empreendedores que têm vontade de montar um negócio, mas estão tomados pelo medo dos riscos e incertezas, confie um pouco mais em si mesmo e de o primeiro passo.

De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo. Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

• Payback

• Payback descontado

• Valor presente líquido – VPL

• Taxa interna de retorno – TIR

Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.

Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural que as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo, portanto todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa i que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Os investimentos praticamente dividem-se em três grandes grupos, pois quando definidos em relação a sua origem. Segue abaixo os seguintes tipos básicos de investimentos.

Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social, os investimentos públicos geralmente não tem por objetivo gerar retornos monetários, mais sim retornos sociais; alguns dos investimentos públicos são escolas, pavimentação de ruas, hospitais e etc.

Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim gerar retorno monetário aos investimentos, pois esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista; alguns dos investimentos privados são: loja de varejo, shopping centers, fábricas particulares e etc.

Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, esse tipo de investimento tem objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade, quanto retorno monetário; alguns tipos de investimentos mistos são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

DEFININDO O PRODUTO COMERCIALIZADO

O ramo de atividade será comercio varejista em artigos de vestuário feminino.

Empresa optante pelo Simples Nacional, tributada da seguinte forma:

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional – Comércio

Receita Bruta em 12 meses (em R$) Alíquota IRPJ CSLL Cofins PIS/Pasep CPP ICMS

Até 180.000,00 4,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 2,75% 1,25%

De 180.000,01 a 360.000,00 5,47% 0,00% 0,00% 0,86% 0,00% 2,75% 1,86%

De 360.000,01 a 540.000,00 6,84% 0,27% 0,31% 0,95% 0,23% 2,75% 2,33%

FLUXO DE CAIXA

É o fluxo de caixa que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa, o que é fundamental em todo o processo de tomada de decisões onde envolve valores. Sua finalidade é reduzir de forma essencial a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução das despesas financeiras. Dessa forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com