TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Casos: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  5.199 Palavras (21 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 21

ÍNDICE

Introdução ........................................................................................................................3

Capítulo 1

Conceito de Análise de Investimentos...............................................................................4

Investimento escolhido: Ramo de Beleza e Cosmético.....................................................5

Capítulo 2

Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante. ......................................................................5

Capítulo 3

Métodos para Avaliação de Investimentos. .....................................................................6

Capítulo 4

O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos.........................................................14

Capítulo 5

O Imposto de Renda e a Depreciação.............................................................................16

Conclusão.......................................................................................................................19

Bibliografia.....................................................................................................................20

INTRODUÇÃO.

Realizaremos nesta ATPS um estudo aprofundado de todas as técnicas pertinentes á uma melhor escolha de se investir um dinheiro, economicamente falando, de se investir em um negócio.

Com o conteúdo que será apresentado neste trabalho, relataremos todos os meios e mecanismos para tomada de decisão e melhor escolha de investimento.

Iremos fornecer e abordar todas as técnicas relativas ao julgamento crítico sobre a estrutura da ANÁLISE DE INVESTIMENTO e utilização de ferramentas.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS:

Economicamente, pode-se considerar que o termo investimento representa a utilização, no tempo presente, de recursos disponíveis para a criação e geração, no futuro, de recursos. Há uma renúncia de recursos no presente tendo em vista o provável ganho de recursos futuramente.

Os investimentos podem ser de diferentes tipos. Diferenciam-se quanto à sua origem.

a. Investimentos públicos: recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas com o intuito de gerar bem-estar social.

b. Investimentos privados: recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado com o intuito de gerar retorno monetário aos seus investidores.

c. Investimentos mistos: recursos disponibilizados em aporte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

Também é de se destacar a importância da análise dos investimentos no âmbito das organizações, pois, a sobrevivência das organizações em longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizados por elas. Na prática, o mercado fornece uma ampla variedade de investimentos possíveis, sendo cabível ao administrador da empresa analisar quais serão os melhores investimentos, a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

Assim sendo, deve o administrador realizar uma análise dos investimentos de forma racional, sob três óticas:

a. Considerações econômicas.

b. Considerações financeiras.

c. Considerações de ambiente empresarial.

Tipo de negócio escolhido:

Realizamos uma pesquisa de mercado e optamos por trabalhar em um tipo de negócio que vem crescendo a cada ano: ramo de beleza e cosméticos.

Segundo o site do SEBRAE RJ, dentre todos os tipos de novas empresas criadas em 2013, 9,6% foram para o ramo de cosméticos e embelezamentos, perdendo somente para o ramo de comércio de confecção em geral.

Tendo em vista o crescimento deste ramo, temos a oportunidade de diversificar os serviços oferecidos para alcançar uma camada maior de clientes, não somente o público feminino, mas todos em geral.

Segundo site ( Globo.com), a indústria brasileira vem percebendo há muito tempo que o ramo da beleza é sinônimo de bons negócios. E não é para menos, já que, segundo dados da Euromonitor, agência que estuda a indústria e o mercado nacional, há mais de 15 anos, o setor de Produtos de Higiene e Beleza apresenta no país um crescimento anual de 10%, empregando nada menos do que cerca de 5,7 milhões de pessoas. Esse número coloca o Brasil no terceiro lugar do ranking mundial no que diz respeito ao consumo de produtos de beleza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.

Identificamos que também podemos nos enquadrar em uma das variantes de comércio como: comércio virtual. Esta opção nos dará a oportunidade de comercializar produtos pela internet, além de promover a publicidade da empresa, facilitará a comunicação com os clientes e fornecedores, tendo um ponto físico para comercialização dos produtos e prestação dos serviços.

Fluxo de Caixa Relevante

Fluxo de caixa é utilizado na análise de investimento para projetar os ganhos da empresa no futuro, ou seja, utiliza dos resultados já existentes para projetar o fluxo que a empresa terá no futuro.

O fluxo de caixa projetado caracteriza-se como uma estimativa de ganhos ou perdas futuros, tendo em vista que se deve considerar que ainda não ocorreu o processo de implantação do projeto de investimento. Será por meio da análise de investimentos que poderá ser realizado um estudo acerca da viabilidade econômico-financeira de realização do fluxo de caixa projetado, e logo, se é viável ou não o investimento.

Nesse fluxo de caixa, deve ser adotado um conceito de caixa financeiro, e não um conceito de competência ou econômico, tendo em vista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com