TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Administração de Empresas

Professor tutor presencial: Carlos Rodrigo Monteiro Cherri

Professor Tutor a Distancia Me. Jefferson Dias

Atividade Avaliativa – ATPS

Análise de Investimentos

Ribeirão Preto / SP

2014 

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Professor tutor presencial: Carlos Rodrigo Monteiro Cherri

Professor Tutor a Distancia Me. Jefferson Dias

5ª Serie

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Administração de Empresas da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Análise de Investimentos para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Ribeirão Preto / SP

2014

ETAPA 01

Passo 02

A “Tijolos Ribeirão Preto” é uma empresa de pequeno porte, do segmento da construção civil, e em especial no ramo de tijolos ecológicos. O fator primordial para a instalação de uma pequena empresa produtora de tijolos ecológicos está diretamente relacionado com a existência de fornecedores próximos, de matéria-prima e disponibilidade da mão-de-obra. A nossa fabrica está situada em Ribeirão Preto-SP, pela facilidade de aquisição de matéria prima e o corredor (rodovias) para o escoamento do produto final buscando atender a cidade e a região, o tijolo é a matéria-prima básica na maioria das construções do país. É conhecido apenas por tijolo, mas há alguns anos mais uma palavra foi acrescentada ao seu nome: ecológico. Em tempos de aquecimento global, o tijolo ecológico ou tijolo modular destaca-se por não poluir Os tijolos ecológicos são assim chamados por permitirem o uso de areia, resíduos de usinas siderúrgicas e petroquímicas que, através do emprego de cimento e água, geram peças padronizadas e altamente resistentes. Por não usar o barro vermelho (matéria-prima tradicional dos tijolos convencionais), evita-se também a degradação do meio ambiente causada por sua extração.

A empresa está instalada em uma área de 600m2, a necessidade de contratação de mão-de-obra crescerá de acordo com o aumento da demanda. Hoje a empresa conta com quatro funcionários na produção e um no administrativo e mais um na equipe de vendas. Além de condições físicas para a instalação das máquinas e acessórios de produção, a infra-estrutura para o negócio esta dividida em setores, para respeitar o fluxo de produção.

As principais divisões:

• Área de recepção e armazenagem da matéria-prima

; • Área de mistura;

• Área de alimentação de moldes, prensagem e de cura;

• Área de estoque de produtos acabados e expedição

O sistema de qualidade dos produtos acabados está associado ao baixo custo, e a preservação, pois na produção dispensa a queima de madeira preservando assim a natureza.

A cidade de Ribeirão Preto, atualmente conhecida como a Capital Nacional da construção civil, conta com a ocupação no setor e Segundo o Boletim Trabalho e Construção (2013) do Dieese, a construção civil cresceu 10,2% em relação ao primeiro semestre. Na comparação com segundo semestre de 2011, o número de ocupados na construção civil aumentou 12,4% nos seis últimos meses de 2012, acrescentando 123 mil trabalhadores ao total de ocupados do setor. O aumento da oferta de crédito por intermédio dos bancos públicos, as isenções fiscais sobre materiais de construção e os investimentos públicos em Idéias de Negócios - infra-estrutura e em habitação popular são exemplos de medidas que beneficiaram o segmento da construção em 2013.

Organização do processo produtivo

O processo de fabricação é simples, e apesar de não utilizar fornos para a fabricação dos tijolos, utiliza os mesmos equipamentos do processo convencional para a homogeneização da matéria-prima. As principais fases do processo estão descritas a seguir:

• Peneiramento para diminuir o tamanho dos grãos;

• Medição de volume e/ou massa dos componentes;

• Alimentação da betoneira - realizar o processo de mistura;

• Adição de água;

• Alimentação das prensas e operação de prensagem;

• Retirada dos moldes e colocação em mesas de transporte;

• Acomodação das peças em local apropriado para a secagem. Este processo de secagem, que deve ser ao abrigo da luz, leva em torno de sete dias para ser concluído, conferindo assim as propriedades requeridas para o tijolo ecológico. Estas propriedades, definidas em normas, são o índice de absorção de água e a resistência à compressão

Investimentos:

O investimento consistiu na aplicação de algum tipo de recurso esperando, um retorno superior aquele investido, em um determinado período de tempo.

Para fabricação de 75.000 tijolos por mês foram necessários investimentos de:

• Betoneira (600 litros) auto carregável

•Peneira manual

• Prensas

• Pás, enxadas

• Carrinho de mão

•Equipamentos para escritório e reforma de estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com