TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Monografias: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

IPCA

Produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA) - também conhecido como IPCA - é o indicador oficial do Governo Federal para aferição das metas inflacionárias.

Ele mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais.

Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista. A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

O Índice IPCA

O IPCA foi instituído inicialmente com a finalidade de corrigir as demonstrações financeiras das companhias de capital aberto.

Desde junho de 1999, é o índice utilizado pelo Banco Central do Brasil para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação, sendo considerado o índice oficial de inflação do país.

IPCA - IBGE

O IPCA foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1979 e começou a ser divulgado a partir de Janeiro de 1980.

O IBGE também produz alguns indicadores de variação de preços com objetivos específicos, como é o caso atualmente do IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) e do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15).

Assim como o IPCA tradicional, ambos verificam as variações dos custos com os gastos das pessoas que ganham de um a quarenta salários mínimos nas regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal.

IPCA Acumulado

Diversas modalidades de investimento são indexadas pelo acúmulo do índice ao longo de 1 ano. O IPCA acumulado anual é calculado pela soma dos valores mensais longo dos 12 meses anteriores ao mês de aniversário do investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com