TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Exames: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.981 Palavras (16 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Na presente atividade prática supervisionada, iremos fazer a análise de investimentos de uma empresa fictícia com nome de Delícia Lanches, no ramo da alimentação, oferecendo lanches naturais ao público em geral. A análise de investimentos é um conjunto de técnicas que nos permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimento para a tomada de decisão, que envolvam o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização.

Dessa forma, analisaremos o investimento a ser realizado. A enumeração de alternativas viáveis, análise de cada uma das alternativas, comparação das alternativas, e a escolha da melhor alternativa. Dentro desse contexto, demonstraremos a visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, na organização, analisando e implantando sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revendo capacidade crítico-analítico para avaliar as implicações organizacionais com as tecnologias da informação (TI). Assim, elaboraremos um projeto de investimento estruturado através da descrição do investimento pretendido; elaboração do fluxo de caixa relevante; métodos para avaliação de investimentos; o efeito da inflação na análise de investimentos; o imposto de renda e a depreciação, e dessa forma elaborar a conclusão do projeto.

CONCEITO DE INVESTIMENTO

O investimento tem origem do campo da Economia e significa usar recursos disponíveis no tempo atual, para a criação de mais recursos no futuro. Abaixo temos alguns exemplos de investimentos:

# cursar faculdade;

# abrir uma empresa;

# comprar um carro;

# fazer aplicação financeira;

# guardar dinheiro na caderneta de poupança.

Tipos de Investimento

Investimentos Públicos - Recursos que o governo ou entidades públicas disponibilizam para criar bem-estar social. Tem por objetivo gerar retornos sociais e não monetários. Podemos citar exemplos: hospitais, escolas, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimentos Privado - Recursos que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado disponibilizam com pretensão de gerar retorno monetário para os investidores. Estes são maiores criadores de empregos e tributos de um país capitalista. Podemos citar exemplos: fábricas particulares, lojas de varejo, shopping Center, dentre outros.

Investimentos Mistos - Recursos disponibilizados em parte por entidades públicas ou governo e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem-estar social quanto retorno monetário. Podemos citar exemplos: Banco do Brasil e Petrobrás.

Os investimentos são importantes para as organizações e também para a Economia. Para o crescimento de uma economia é necessário fazer-se aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, e unidades produtivas; que se mede pelo Produto Interno Bruto (PIB); sendo assim, a economia de um país só pode crescer com o fluxo contínuo de investimentos.

Para as organizações, sua sobrevivência está condicionada ao volume de investimentos feitos por ela. O investimento influencia na sobrevivência das em no mínimo dois aspectos: expansão das organizações e reposição do capital.

Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

# CDB (Certificado de Depósito Bancário) - Os investimentos em CDB são títulos de renda fixa com pagamento em datas preestabelecidas, remunerados a taxas pré ou pós-fixadas. São ideais para empresas de micro ou pequeno porte. Com eles, é possível aplicar os recursos disponíveis da empresa num investimento tão seguro quanto à poupança. E muito mais rentável.

# Caderneta de poupança - É o investimento mais tradicional, conservador e popular. A rentabilidade é calculada a partir de uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela TR (Taxa Referencial), creditada mensalmente na data de aniversário da aplicação.

# Debêntures - É um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias.

# Ações de empresas - Ações são cotas (pedaços) de uma empresa. Quando a empresa é aberta, seu patrimônio em diversas cotas as ações, que são distribuídas a investidores que, assim, se tornam seus donos.

# Fundos de investimento - Um fundo de investimento é um conjunto que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira formada por vários tipos de investimentos (conhecidos como ativos).

# Títulos Públicos - Os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento, ao contrário dos ativos de renda variável (como ações), cujo retorno não pode ser estimado no instante da aplicação. Dada à menor volatilidade dos ativos de renda fixa frente aos ativos de renda variável, este tipo de investimento é considerado mais conservador, ou seja, de menor risco.

Toda a empresa antes de qualquer tomada de decisão para investimento faz orçamentos detalhados, onde se verifica a melhor maneira de investir, seja na empresa ou fora através de aplicações. Pois nem sempre é vantajoso investir em determinado tempo ou recurso na empresa, às vezes é muito mais vantajoso aplicar os recursos disponíveis em outro tipo de aplicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com