TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimeto

Dissertações: Analise De Investimeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................3

TIPOS DE INVESTIMENTO.............................................................................4

ELABORAÇÃO DE PROJETO..........................................................................5

TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS.........................................12

INFLAÇÃO, IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO...............................15

Relatório Final....................................................................................................17

Bibliografia.........................................................................................................18

INTRODUÇÃO

A seguir, iremos analisar um projeto empresarial. Colocaremos em prática as matérias já estudadas anteriormente, como TIR, VPL e Playback. Realizaremos relatório fase a fase, para justificar a análise obtida.

ETAPA 1

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Os investimentos financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros. O hábito de investir não é tão grande no Brasil, geralmente temos hábitos de fazer empréstimos e financiamento e não o contrário. Mas há inúmeras opções de investimentos financeiros com bons resultados e para todos os perfis, seja ele moderado, conservador ou agressivo. As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros.

Poupança: uma das aplicações mais tradicionais, a poupança aceita valores baixos para que você comece a investir e permite retiradas imediatas. Os juros pagos são definidos pelo Banco Central, mas a lei garante um rendimento de 6% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR), a taxa básica de juros ao mês.

Previdência: é um investimento de longo prazo para complementar a aposentadoria.

Fundos de investimento: é condomínio de investidores. Cada investidor adquire uma cota desse fundo. São várias modalidades para vários perfis de investidores ou para que você consiga diversificar seus investimentos.

Tesouro direto: é a compra de títulos públicos federais. Trata-se de um investimento seguro e de valor inicial baixo.

Ações: são partes de uma companhia. É como se a empresa fosse um bolo. Ao comprar ações, você passa a ser dono de uma fatia desse bolo, um acionista. Os seus rendimentos variam de acordo a oscilação do valor dessa empresa na bolsa de valores.

CDBs: são títulos de renda fixa, depósitos a prazo utilizados pelos bancos para captar recursos. É uma modalidade de baixo risco.

PASSO 2

TIPO DE NEGÓCIO: COMÉRCIO MISTO

RAMO DE ATIVIDADE: CABELEREIRO.

PASSO 3

PRODUTO E/OU SERVIÇO A SER COMERCIALIZADO: CORTE DE CABELO, TRANÇAS E QUÍMICAS.

PASSO 4

Após a análise dos tipos de investimentos, tipos de negócios, optamos por utilizar uma forma de comércio misto e o ramo de atividade escolhido foi cabelos, ou seja escolhemos formar uma empresa de cabelereiros. Os serviços a serem oferecidos serão: corte de cabelos, tranças de diversos modelos e químicas em geral.

ETAPA 2

PASSO 1

Estimativas:

PASSO 3

Análise do investimento

Foi realizado o projeto da empresa crespos cabelos. Foi analisado a projeção de fluxo de caixa, valores de produtos, impostos, enfim, também se analisou o VLP, TIR, PLAYBACK.

Pelo VLP, o projeto se mostrou viável. A TIR não foi possível o cálculo, pois os fluxos de caixas tem valores diferentes e não constante. Já seu playback é superado no primeiro ano.

ETAPA 3

PASSO 2

Técnicas de análise de investimentos

Existem várias técnicas de se analisar um investimento, po´rem não exclui-se a montagem de fluxos de caixa e os tipos de projetos, pois as técnicas de analises de investimentos dependem de informações contida na elaboração do projeto.

As técnicas mais utilizadas são:

1. Playback = período de retorno

2. Valor presente líquido = VPL

3. Taza interna de retorno = TIR

O playback avalia o tempo em que o investimento demora para recuperar o valor do investimento inicial. Pode ser aplicado em projeto únicos e para projetos concorrentes. É uma técnica simples e mais intuitiva, e pode gerar falhas graves de analise, pois não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo.

O VPL para ser utilizado é necessário construir o fluxo de caixa do projeto. Esse método utiliza-se princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. Após a elaboração do fluxo de caixa, adota-se uma taxa mínima de desconto, que se chama TMA (taxa mínima de atratividade). A fómula matemática do VLP nada mais é que descontar cada fluxo de caixapela TMA composta exponenciada pelo número de períodos. Se o VPL for positivo significa que o projeta paga o valor do projeto inicial mais a TMA e produziu um retorno positivo adicional em real, então aceita –se o projeto, caso o valor seja negativo o projeto é inviável, pois não foi capaz de recuperar o valor do investimento inicial e nem pagar a TMA. Tecnicamente esse método é superior ao playback, para avaliação de investimentos, pois considera o valor do dinheiro no tempo mediante ao uso da TMA.

TMA significa taxa mínima de atratividade, e representa o valor mínimo exigido em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto.

A taxa interna de retorno TIR, é um método semelhante ao VLP, utiliza-se a mesma lógica de cálculos só que os resultados são em porcentagem e não em valores monetários. Para utilizar a TIR é necessário construir fluxo de caixa, investimento inicial e adicional e valor residual, se houver. O método TIR calcula o retorno composto em % do fluxo de caixa, ou seja, qual a taxa composta necessária para transformar o investimento inicial nos fluxos futuros, como se o valor fosse aplicado em renda fixa.

PASSO 2.2

SUPONDO FLUXOS DE CAIXA DE 80.000 E UM INVESTIMENTO INICIAL DE 100.000 – TMAO VALOR DA SELIC DESCONTADOIOF E IR = 8,51

Playback é alcançado após 1 ano do projeto ser executado.

PASSO 3

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

O primeiro passo para avaliarmos uma proposta de investimento é por meio de um conjunto de demonstrações financeiras projetadas. Com base nessas informações, serão construídos os fluxos de caixa estimados do projeto.

Para elaborar as demonstrações financeiras projetadas, é necessária a estimativa de variáveis, tais como: número de unidades vendidas, preço de venda por unidade, custo variável unitário e custos fixos totais. Será necessário, também, conhecer o investimento total exigido, incluindo qualquer gasto com capital de giro líquido.

Na construção do fluxo de caixa de um projeto, deve-se verificar que o fluxo de caixa dos ativos possui três componentes: fluxo de caixa operacional, gastos de capital e acréscimos de capital de giro. Segue a demonstração desses componentes:

Fluxo de caixa do projeto =

=Fluxo de caixa operacional do projeto

(-) acréscimos de capital de giro líquido

(-) Gastos de capital do projeto

Para determinar o fluxo de caixa operacional do projeto, verifica-se a definição de fluxo de caixa operacional.

Após essa verificação, formou-se o seguinte fluxo de caixa: investimento inicial foi de 100.000, com os 5 primeiros anos com fluxos de caixa de 80.000, foi calculado a TIR, VPL e playback e seu resultado foi positivo e o projeto foi aprovado.

ETAPA 4

PASSO 2

ESTUDO SOBRE A INFLAÇÃO, IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO.

Foi estudado o efeito da inflação sobre o projeto elaborado. Foi constado que a inflação como em todo mercado, faz subir os preços e com isso tende a cair o consumo, por alguns itens oferecidos. Como se trata de um salão de cabelereiros, dependendo da alta de preços a tendência é diminuir ao frequência de clientes no salão.

Existem dois tipos de imposto de renda, a maioria das empresas pode optar se irá declarar o imposto de renda sobre o lucro real ou o imposto renda sobre o lucro presumido. As empresas geralmente faz os cálculos e escolhe a opção que mais é conveniente, exceto empresas que tem faturamento maior que 48 milhões, ou de alguma atividade econômica, que são obrigadas a declarar o imposto de renda sobre o lucro real.

A depreciação tem efeito no ativo da empresa e diminui a base de cálculo do imposto de renda, porém não interfere no fluxo de caixa.

RELATÓRIO FINAL

Toda organização possui um plano estratégico. Os orçamentos empresariais são formas de planejamento estratégico, onde se projetam receitas, custos e despesas, estimando resultados futuros da empresa. Porém uma análise adequada de investimento deve ser feita para determinar a viabilidade dos planos futuros traçados pela empresa

Toda análise de investimento se baseia no fluxo de caixa. Para análise financeira o fluxo de caixa deverá ser projetado, são estimados ganhos e perdas futuras. E por último se verifica se esses fluxos de caixa tem viabilidade para a realização do projeto, para definir se o investimento é viável ou não.

Entre várias técnicas de análise de investimentos, as mais utilizadas são: playback, VPL e TIR. O playback não leva em conta o valor do dinheiro no tempo, não considera os riscos de cada projeto e não considera os fluxos de caixa após o período de playback.

O VPL e a TIR considera o valor do dinheiros no tempo, mediante o uso da TMA, pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto. Ou seja, o VLP e a TIR ambos são métodos bastante superiores ao playback quanto a análise de investimentos.

Realizamos uma elaboração de investimento, como foi proposto em uma das etapas dessa ATPS, e realizamos, fluxos de caixa, DRE, cálculo de mão de obras, entre outros, onde tivemos uma breve noção de como é composto um projeto organizacional.

A inflação é definida pelo aumento de preços generalizados de uma economia. O processo inflacionário afeta o sistema de preços e afeta o funcionamento do mercado.

A depreciação é uma despesa com cálculo estabelecido por lei. Os ativos são classificados conforme a expectativa de sua vida útil para serem depreciados. O cálculo de depreciação é linear, adota-se uma taxa fixa de depreciação por ano em relação ao valor inicial do ativo.

BIBLIOGRAFIA

1. OLIVIO, Rodolfo Leandro de Faria. Análise de Investimento. Campinas: Alínea, 2 ed. 2012

2. www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS

3. www.3bcb.gov.br

4. www.receita.fazenda.gov.br

5. www.bmfbovespa.com.br/pt-br/intros/intro-tipos-de-investimentos.aspx

...

Baixar como  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »