TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Marcado

Exames: Analise De Marcado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  3.770 Palavras (16 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 16

Análise do Mercado e Competitividade

O plano de negócios deve ser desenvolvido para aquelas idéias que pareçam ser boas oportunidades. Mesmo assim, só saberemos se a idéia terá chances de se transformar em um grande negócio após o desenvolvimento de um plano de negócios.

A análise de oportunidades é uma arte primordial para o sucesso de um negócio, é a partir da análise da oportunidade é que se decide ou não seguir em frente com o desenvolvimento do PIN. Portanto , deve-se analisar as idéias de negócio para saber se pode ser uma oportunidade e, então, partir para o desenvolvimento do PIN para esse negócio.

Há questões críticas que você deve se propor a responder para saber se uma idéia pode ser uma boa oportunidade de negócios. A metodologia conhecida como 3M´s de Timmons propõe analisar a estrutura de mercado, o tamanho do mercado e as margens que podem ser obtidas nesse mercado e desse maneira, ajudar na decisão, conclusão e aceitação acerca de uma idéia transformar-se em oportunidade.

E como se analisa uma oportunidade? Olhando para o mercado. Uma análise minuciosa do mercado permitirá a avaliação da oportunidade. Além disto, com as informações obtidas nessa análise, o empreendedor poderá construir suas estratégias de forma a vencer as barreiras impostas pelo próprio mercado(concorrência) e também identificar as expectativas dos consumidores. A análise de mercado é tão importante para o sucesso de um negócio, que ela se tornou uma das seções do Plano Integrado de Negócios.

Na seção de análise de mercado e competitividade, você deverá mostrar que conhece muito bem o mercado consumidor do seu produto/serviço (através de pesquisas de mercado): como está segmentado, quais são as características do consumidor, como fazer análise da concorrência, qual a sua participação de mercado e a dos principais concorrentes, quais são os riscos do negócio, dentre outros.

Mas o que é necessário para se fazer uma boa análise de mercado? O primeiro passo é conhecer bem o mercado em que vai atuar. E para isso é preciso levantar dados e informações sobre esse mercado. Algumas informações importantes que o empreendedor precisa saber estão listadas abaixo:

Informações sobre o Mercado

• Quais os segmentos de mercado que vão ser trabalhados e sua prioridade?

• Qual é o seu público alvo?

• Qual o grau de exigência dos seus potenciais clientes?

• Quais são seus hábitos de consumo e suas expectativas?

• Qual o poder aquisitivo do seu público?

• Qual o grau de instrução médio?

• Existe uma demanda potencial ou reprimida para ser atendida?

• Existe concentração do mercado em um ou mais empreendimentos?

• O mercado está em expansão ou retração?

• Este mercado tem sido estimulado através de investimentos e incentivos dos governos?

• Qual a dimensão desse mercado no Brasil e no mundo (hoje e nos próximos 5 anos)?

• Quais são os principais fatores que sustentam tais perspectivas?

• O empreendimento precisa de permissão de algum órgão regulador (vigilância sanitária, agências reguladoras etc.) para operar?

• O empreendimento está sujeito a algum tipo de restrição ou condição para operar?

Mas como você obterá essas informações? A solução adotada por muitos empreendedores é efetuar uma pesquisa de mercado. A pesquisa pode ser feita base primária de dados, quando pesquisamos diretamente na fonte as informações, que nesse caso podem ser os próprios consumidores ou concorrentes (por exemplo, quando queremos saber a renda do consumidor e perguntamos diretamente a ele –o consumidor); ou a pesquisa pode ser feita em base secundária de dados, quando buscamos dados levantados e tabulados por outros pesquisadores ou institutos de pesquisa.

Algumas fontes uteis de pesquisa secundária são: censo, PNUD, sindicatos, revistas especializadas, ministérios, fundações,...

A pesquisa de mercado também pode ser feita de forma quantitativa ou de forma qualitativa. A avaliação qualitativa do mercado deve ser feita através de consultas a revistas e relatórios especializados, além de entrevistas com especialistas e empresários. A avaliação quantitativa prevê determinação das informações através do montante de dados, como por exemplo, quando se estima a demanda total de marcado em milhões de reais(R$).

Como mencionamos acima, a análise de mercado e competitividade demanda pesquisas. O ideal é que se possa conjugar a pesquisa em base primária e em base secundária.

Nos casos de pesquisas em base primária, o empreendedor deverá desenvolver uma metodologia para estimar número de indivíduos respondentes da pesquisa (amostra), que deverá levar em consideração o tamanho da população (universo) e o grau de confiança que se deseja.

A seguir vamos, juntos, estabelecer critérios para elaboração de uma pesquisa de mercado em base primária. Vamos passar pelo estabelecimento da amostra, da montagem do questionário e da tabulação dos dados.

Elementos para construção da pesquisa de mercado

A Pesquisa de mercado apresenta dois estágios, conforme a Figura 6: o exploratório e o conclusivo.

A fase exploratória é investigativa e está ligada a obtenção dos dados e informações que serão analisadas. A fase conclusiva, como o próprio nome sugere está ligada à construção das conclusões a respeito dos dados e informações analisadas.

Figura 6: O Processo de Pesquisa de Mercado Fonte: Chiavenato, 2005

Muito embora, na fase inicial o empreendedor ainda não tenha definido as características exatas de seu produto/serviço, em sua idéia de negócio já deve ter escolhido um(ou mais) mercado(s) alvo. O passo inicial para a elaboração de uma Pesquisa de Mercado é a elaboração do plano de pesquisa, que em geral segue os seguintes passos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com