TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estatistica

Dissertações: Analise Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 5

1) Defina o que é administração?

A administração é o ato de governar, exercer autoridade e dispor de um conjunto de bens, de uma instituição ou uma nação.

2) Qual é a origem do termo estatística?

Desde a antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam equitativamente terras ao povo, cobravam impostos e realizavam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, chamaríamos de “estatísticas”.

3) Por que a estatística é importante?

A Estatística é importante porque nos permite entender e lidar com a noção de variabilidade. É através da Estatística, por exemplo, que podemos fazer uma pesquisa eleitoral entrevistando somente alguns eleitores ao invés de entrevistarmos todos os eleitores de um município, economizando tempo e recursos financeiros.

4) Diferencie população e amostra?

População : é a totalidade de observações individuais dentro de uma área de amostragem delimitada no espaço e no tempo, sobre as quais serão feitas inferências.

Amostra : É muito difícil poder trabalhar com todos os elementos da população, pois é comum termos pouco tempo e recursos.

Assim, geralmente, o pesquisador só estuda um pequeno grupo de indivíduos retirados da população, grupo esse que é chamado de amostra.

Amostra

É muito difícil poder trabalhar com todos os elementos da população, pois é comum termos pouco tempo e recursos.

Assim, geralmente, o pesquisador só estuda um pequeno grupo de indivíduos retirados da população, grupo esse que é chamado de amostra.

Uma amostra estatística consiste em um subconjunto representativo, ou seja, em um conjunto de indivíduos retirados de uma população, a fim de que seu estudo estatístico possa fornecer informações importantes sobre aquela população.

Assim, analisando-se uma boa amostra chega-se a resultados que podem ser imputados á população inteira.

É importante lembrar que:

A amostra é sempre finita.

Quanto maior for a amostra mais significativo é o estudo.

Deve-se notar que os elementos amostrais podem ser:

Simples (indivíduos) ou

Coletivos (famílias, irmandades, colônias).

Para efetuar as observações individuais toma-se a Menor Unidade Amostral:

Amostra M.U.A. Observação individual

1. Peso de 100 ratos cada rato Peso de cada rato

2. Peso de 1 rato durante 1 mês um rato Cada pesagem do rato

3. Temperatura de formigueiros cada formigueiro Cada medição da temperatura

(topo)

Parâmetro

É uma característica numérica estabelecida para toda uma população. Asssim, é um valor singular que caracteriza a população. Exemplo: A média da altura de alunos de uma certa turma é 1,72 cm.

Estimativa

É uma característica numérica estabelecida para uma amostra. É um valor aproximado do parâmetro, sendo obtido a partir de medidas na amostra. (topo)

Amostragem

Como já foi dito, quando se realiza um estudo quase nunca é possível examinar todos os elementos da população em que se está interessado, por motivos financeiros, ou por limite de tempo, ou restrição na locomoção para registro dos dados.

Mas, geralmente, pode-se trabalhar com o que é acessível, ou seja, com uma parte da população, que deve apresentar a maioria das características da população.

Importante é lembrar que a tomada de decisões sobre a população, com base em estudos feitos sobre os dados de uma amostra, constitui a problema central da inferência estatística.

Assim, amostragem é o processo pelo qual se obtém informação sobre um todo (população), examinando-se apenas uma parte do mesmo (amostra).

Felizmente, a inferência estatística nos dá elementos para generalizar as conclusões obtidas da amostra para toda a população.

Deve-se lembrar que os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados podem ser maiores do que as imprecisões a que estamos sujeitos quando generalizamos, via inferência, as conclusões de uma amostra bem selecionada. Portanto, é incorreto pensar que seríamos mais precisos, se tivéssemos acesso a todos os elementos da população.

Entretanto, risco é a margem de erro motivada pelo fato de se investigar parcialmente (amostra) o universo (população).

Ressalte-se que quanto maior e mais representativa for a amostra, mais forte é o argumento. Se uma amostra for insuficiente ou tendenciosa, conclusões retiradas a partir dela poderão ser totalmente falsas.

Amostra

É muito difícil poder trabalhar com todos os elementos da população,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com