TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Filme O Pequeno Nicolau

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 9

OBRA

O PEQUENO NICOLAU (Le Petit Nicaolas). Direção: Laurent Tirard. Produção: Olivier Delbosc e Marc Missonnier (Fidelity Films). Intérpretes: Maxime Godart; Valérie Lemercier; Kad Merad; Sandrine Kiberlain; François-Xavier Demaison Daniel Prévost; M. Moucheboume; Victor Carles; Damien Ferdel; Vincent Claude; Charles Vaillant; Benjamin Averty; Germain Petit Damico; Virgil Tirard; Michel Duchaussoy, entre outros. Roteiro: Laurent Tirard e Grégoire Vigneron, baseado nos personagens de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé, criados em 1959. [S.l.]: Fidelity Films, Ano de Produção: 2009 (90 min).

APRESENTAÇÃO

O filme aborda a história de Nicolau, um garoto de aproximadamente 08 – 09 anos, que vive na França, com seus pais. Nicolau considera sua vida ótima; estuda em uma escola tradicional só para meninos, tendo diversos amigos. Ao ouvir uma conversa entre seus pais, ele acredita que sua mãe está gravida. A história do filme se desenvolve a partir do medo e das fantasias que Nicolau cria e acredita que acontecerá a partir do nascimento do bebe, considerando que não receberá mais atenção dos pais e que será abandonado numa floresta. A sequência do filme apresenta as ideias e atividades de Nicolau e seus amigos, que objetivam ajudar Nicolau a se livrar do bebe, assim que ele nasça.

DESCRIÇÃO

A história do filme é narrada pelo próprio Nicolau, do ponto de vista do “olhar” de uma criança (seu próprio “olhar”) para os acontecimentos do seu dia a dia, na escola (levando em conta as características da professora e do diretor da escola; de seus amigos, com suas diferenças) e no seu lar (seu relacionamento com seus pais). Foca na ingenuidade e na capacidade das crianças de fantasiar e assim interpretar os acontecimentos diários, e como elas passam a perceber o mundo e a realidade ao seu redor, que difere destas fantasias.

CONTEÚDO

A história do filme começa na escola onde Nicolau estuda, um colégio só para meninos, quando a professora solicita aos alunos que façam uma redação contando o que eles querem ser quando crescer. Nicolau tem facilidade de imaginar o que cada um de seus amigos quer ser quando crescer, mas ele mesmo tem dificuldade de desenvolver a temática, pois ele considera sua vida muito legal e não quer que nada mude. Por este viés, Nicolau apresenta seus amigos, - o gorducho Alceu, sempre comendo; o atrapalhado Rufino; o estudioso e dedo-duro Agnaldo; o distraído e pior aluno da classe, Clotário; o rico e filhinho de papai, Godofredo, entre outros - traduzindo a forma como ele (Nicolau), nesta fase, percebe o mundo. Nicolau mostra também, de acordo com seu olhar, como é seu relacionamento com seus pais, seu amor pela mãe e como ele é mimado por ela.

A história se desenvolve a partir dos comentários de Joaquim, outro colega de Nicolau, que ganha um irmãozinho – Joaquim relata a alteração do comportamento dos pais, antes do bebe nascer, em que seu pai fazia mimos para sua mãe (e que não eram ações corriqueiras), além de mencionar a atitude (generalista) dos pais, quando nasce um novo bebe, de abandonar os filhos mais velhos em uma floresta, comparando à história do Pequeno Polegar. Esse fato, associado ao sumiço temporário deste colega, faz com que Nicolau e seus amigos fantasiem o que pode ter acontecido com Joaquim.

Paralelamente, o filme descreve o relacionamento de seus pais – a mãe como dona de casa, e o pai como profissional, e a cobrança da mãe para que o pai de Nicolau consiga aumento e promoção. Uma das ferramentas propostas pela mãe, para favorecer essa promoção, é convidar o chefe do pai de Nicolau e sua esposa para um jantar na sua casa. Com isso, o filme também aborda os preparativos para este jantar, evidenciando a insegurança da mãe em receber a esposa do chefe, que ela considera ter maior cultura.

Para desespero de Nicolau, ele passa a observar comportamentos de seu pai, que ele considera estranhos, como por exemplo, fazer mimos a sua mãe. Com isso, ele começa a imaginar que sua mãe está gravida. Ainda, quando os pais de Nicolau estão conversando sobre a organização do referido jantar e mencionam que Nicolau não poderá estra presente, ele ouve parte desta conversa, o que lhe dá a certeza de que seus pais querem se livrar dele, por causa do irmão que vai nascer. A partir dai, Nicolau passa a fazer diversos agrados à mãe, como lhe dar flores e obedecer às suas vontades, numa tentativa de impedir que os pais o abandonem. Adicionalmente, ao ouvir a proposta de seus pais, para que façam um passeio no bosque, Nicolau tem certeza que será abandonado. Paralelamente, ocorre o “desparecimento de Joaquim da escola”, fazendo com que ele e seus amigos acreditem que este colega foi abandonado pelos seus pais na floresta, em consequência do nascimento do irmão.

Desta forma, Nicolau planeja uma fuga, mas volta a traz, por medo do mundo exterior. Nicolau passa então a organizar com seus amigos de escola, uma forma de se livrar do bebe, assim que ele nascer. Propõem contratar um gangster de renome para sequestrar o bebe. Numa tentativa de encontrar o telefone do gangster, acabam contatando um mecânico de mesmo nome – nesta confusão, entendem que será cobrado 500 francos pelo serviço e que terão de disponibilizar um automóvel para o gangster proceder ao sequestro. Os colegas se unem e realizam diversas atividades para conseguir o dinheiro.

Quando conseguem o dinheiro e o carro, encontram Joaquim, o amigo desaparecido, empurrando o carrinho com seu irmãozinho. Joaquim explica que se ausentou da escola, por estar com uma doença contagiosa, e relata de forma positiva, o que é ter um irmão, explicando o que um irmão mais velho pode fazer pelo irmão menor (cuidar; ensinar a jogar bola, servir como exemplo, etc). Com isso, Nicolau passar a querer ter um irmão; ele conversa com seus pais, que percebem a confusão e explicam que a mãe não está gravida. Mas, algum tempo depois, a mãe de Nicolau engravida e ele cria em sua imaginação, todo o plano de cuidados para com o irmão, esperando ansiosamente pelo seu nascimento. Mas para surpresa e frustração de Nicolau, o bebe é uma menina. Quando ele é questionado sobre a irmã, pelos pais e parentes, faz observações e descrições (incluindo sobre diferenças anatômicas entre o corpo da irmã e o de meninos). A forma como Nicolau faz estas colocações e observações, é motivo de risadas nos adultos. Isto faz Nicolau perceber o que ele quer ser quando crescer – ele quer fazer as pessoas rirem.

CRÍTICA

O filme apresenta a visão de uma criança sobre a realidade e, baseado na sua forma de imaginar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com