TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Relatorio Treino Ao Bebedouro

Dissertações: Analise Relatorio Treino Ao Bebedouro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  3.914 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

GRADUAÇÃO DO CURSO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

PROFESSORA: HADASSA LOURENÇO PINHEIRO SANTIAGO

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

PRÁTICA Nº 2: TREINO AO BEBEDOURO

TERESINA,

MAIO, 2013

GLEICE ÉRICA

KAROLINE FERNANDES

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

PRÁTICA Nº 2: TREINO AO BEBEDOURO

Trabalho apresentado à disciplina de Prática de Laboratório em Análise Experimental do Comportamento do Curso de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho do treino ao bebedouro. Como requisito parcial para obtenção da segunda nota, sob a orientação da professora Hadassa Lourenço Pinheiro Santiago.

TERESINA,

MAIO, 2013

I - DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.

No dia 17 de outubro de 2011 das 15h40min às 16h20min na aula da disciplina Prática de Laboratório em Análise Experimental do Comportamento ministrada pela professora Hadassa Lourenço Pinheiro Santiago, na Faculdade Santo Agostinho, no laboratório de Análise Experimental do Comportamento, alunos do 3° período do curso de Psicologia do turno da tarde, realizaram um experimento no qual as alunos .Gleice Érica sendo observadora e Karoline Fernandes sendo o experimentador, o experimento tinha a intenção de colocar em prática toda a teoria apresentada em sala de aula sobre Condicionamento Operante através do experimento de B.F Skinner. A intenção era tentar fazer com que o aluno obtivesse seus resultados e comparasse com o experimento do teórico behaviorista. O experimento teve uma duração de 40 minutos.

O experimento consistiu em ensinar ao sujeito experimental um novo comportamento que seria pressionar a barra de respostas que se encontra dentro da caixa de Skinner, de acordo com a técnica de aproximações sucessivas, usando o reforço que seria a apresentação da água e quando o rato não seguia a exigência havia a extinção que seria a suspensão da apresentação da água.

Nos procedimentos realizados pelos pesquisadores na pratica inicial foi lhes solicitado que verificasse a aparelhagem, que colocassem água no reservatório, testasse o funcionamento da cuba de água e logo após secasse com uma toalha de papel para certificar que o sujeito experimental não encontrasse a água, e logo após solicitar ao bioterista, para trazer o animal.Manter a chave no controle manual, acionar o cronometro no modo horas/minutos. Foram utilizados a folha do protocolo n° 03 – Modelagem da RPB com sua respectiva folha de registro para as anotações das hierarquias organizadas pelos experimentadores e comportamentos do animal. O experimentador manipulava a caixa de Skinner, e o observador observava o sujeito experimental para que quando o mesmo obedecesse à hierarquia exigida era reforçado.

A sessão só foi iniciada quando todos os manipuladores estavam cientes do que deveriam fazer e de posse do material necessário para a realização do experimento: Protocolo de prática nº 03 – Modelagem da RPB, Folha de registro nº 03 da Modelagem da RPB, lápis, borracha e canetas, jaleco, e devidas vestimentas adequadas para entrada no laboratório. A prática foi feita sob a orientação da Prof.ª Hadassa Lourenço Pinheiro Santiago e o acompanhamento dos monitores Lucas Canias Bruno, Luan de Araujo Couto, Elizabeth Cristina Veras Oliveira e Amanda......., presentes no laboratório, além do colaborador e bioteristas José Francisco.

Foram enumeradas as barras de um a treze para identificar a posição do sujeito e condiciona-lo para resposta desejada, o cronômetro colocado no modo minutos e segundos e nenhuma resposta de pressão à barra deveriam ser reforçados com água e chave de controle colocada no modo manual, esperou-se o sujeito encontrar a água e bebê-la.

Foi utilizado como sujeito experimental um rato albino da raça Rattus Novergicus, de linguagem Wistar do sexo masculino, nascido em 25 de agosto de 2012, com alta sensibilidade no aparelho respiratório, limpo, pequeno, e domesticável, um adulto jovem com idade aproximada de 3 meses, tornando-se maduro sexualmente entre 90 e 110 dias de idade, sendo que período de gestação é de 21 a 23 dias, o tamanho da ninhada varia de 3 a 15 filhotes, nascem sem pêlos, cegos, com ouvidos fechados, o rabo curto e as patas não desenvolvidas, desmamam entre o 21° e o 28° dia, apresentam temperatura corporal de 37,5 °C sua freqüência respiratória é de 210 vezes por minuto é suscetível a doenças e apresentam sobrevida de dois anos e caso as condições sejam favoráveis podem viver até três anos, o sujeito experimental estava mantido em privação de 40 horas e em condição alimentar a base de ração labina proveniente do biotério da Faculdade Santo Agostinho, ocupando a gaiola de nº 22, sendo privado de água durante 40 horas.

O experimento foi realizado no Laboratório de Prática Experimental do Comportamento da Faculdade Santo Agostinho. As medidas do laboratório são de aproximadamente 3m de altura, 8m de comprimento e 5m de largura, temperatura ambiente do laboratório e câmara experimental em torno de 18 graus e 22 graus. Possuí 03 portas, uma de entrada dos alunos e outra de entrada e saída para o biotério, e uma que da acesso a câmara experimental com medidas aproximadas de 3x3m que é uma pequena sala de onde ficam todos os sujeitos experimentais. No laboratório havia 25 bancadas, 25 caixas de Skinner e 50 bancos, 01 quadro de acrílico, 01 armário de aço branco, 01 pia de mármore com cuba inox, 01 porta detergente liquido e 01 porta toalha, 01 mesa, 02 cadeira, 02 basculantes protegidos com persianas, 01 relógios de parede, 01 lâmpada de emergência, 02 ar – condicionados no laboratório, 01 ar-condicionado e 01 exaustor na câmara experimental, 03 estantes de aço com 25 sujeitos experimentais. A iluminação do laboratório é artificial proveniente de 18 lâmpadas fosforescentes de 40watts.

A aparelhagem utilizada no experimento foi à nova caixa experimental de Skinner informatizada modelo ELT 03, com vantagens e características exclusivas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com