TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DA ANALISE QUIMICA DO BRIQUETE DE ALGODÃO

Artigos Científicos: RELATORIO DA ANALISE QUIMICA DO BRIQUETE DE ALGODÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  6.324 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A analise de alimentos constitui uma área relevante no ensino das ciências que estudam alimentos, pois fornecem ferramentas e subsídios para vários segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados, sendo um dos principais pontos a serem observados no campo da nutrição animal.

Na área de analise de alimentos estuda os alimentos na sua composição química, a ação no organismo do animal, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológica e também adulterante, nas contaminações e fraudes.

O caroço compreende o grão e as cascas. Nele ficam ainda as fibras curtas bastante presas, denominadas línter, cujo teor pode variar de 4% a 8% no caroço, que também servem como fonte de fibra facilmente digestível para os ruminantes. Quando o caroço de algodão é aberto para liberar o grão que será esmagado, sobra às cascas junto com línter, excelente fonte de fibra efetiva, com real capacidade de estimular o rúmen e de alta palatabilidade para os ruminantes. As cascas podem ser misturadas à torta para a alimentação de gado, de forma que o teor de fibra bruta não seja superior a 25%, conforme determinação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, visando ao controle da concentração proteica que, após a moagem, recebe a denominação de farelo de algodão com casca. Na Tabela 3 pode-se comparar a composição das cascas com os farelos obtidos da mistura. Um fator importante é que a variação na composição do farelo acontece em função da quantidade de casca adicionada. Desta forma, é necessário conhecer o conteúdo de proteína do farelo adquirido, pois a proteína diminui com o aumento de casca adicionada e, consequentemente, aumento no teor de fibra da ração.

Na tabela abaixo mostra a composição de subprodutos do algodão usado na matéria-prima na ração animal.

S subproduto Composição (%)

Umidade

(máx.) Proteína bruta

(mín.) Etextrato

Etéreo

(mín.) Fibra bruta

(máx.) Cinzas

(máx.)

Farelo (solvente) tipo 50 12 50 - 8 6

Farelo (solvente) tipo 40 12 40 2 15-16 6

Farelo c/ casca tipo 30 10 30 2 23 6

Farelo c/ casca tipo 25

12 25 - 25 7,5

Casca de algodão 10 3-3,5 - 40-44 3

1. Obtenção de amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com