TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sensorial Na Industria De Alimentos

Trabalho Escolar: Analise Sensorial Na Industria De Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  2.787 Visualizações

Página 1 de 2

Análise sensorial na indústria de alimentos

INTRODUÇÃO

A análise sensorial na indústria alimentícia é utilizada para testar a aceitação de produtos no mercado juntamente com o padrão de qualidade do produto. Para isso utilizam-se fatores como: textura, sabor, cheiro, reação cliente/produto, etc.

“A análise sensorial é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1993) como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição.” (VIANA, 2013).

DESENVOLVIMENTO

Sabe-se que a técnica de degustação vem desde muitos anos, tendo seu surgimento na Europa. Um fato interessante sobre isso é que, na época feudal, os reis possuíam servos específicos para provarem suas comidas a fim de encontrar veneno, sabor desagradável, etc. Já nos Estados Unidos essa técnica foi alavancada no período entre guerras, onde se surgiu à necessidade de fabricar uma comida boa e de fácil aceitação entre os soldados.

Hoje há todo um preparo correto para quem faz as análises, sejam olfativas, degustativas, etc. Esses cuidados vão desde as cores da comida, até a ventilação adequada para o odor circular, utensílios esterilizados e alimentos que tirem eventuais resíduos da boca ou do olfato para não interferir na próxima análise, formulários a serem preenchidos, entre outros.

CONCLUSÃO

Sendo assim, pode-se concluir que a análise sensorial é de grande importância para a indústria sendo ela indicador decisório da aceitação ou não de um produto em aspectos de sabor, cheiro, textura, além de exigir um padrão de qualidade elevado para que os resultados sejam os mais precisos possíveis.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »