TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Sensorial

Exames: Análise Sensorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 2

Análise sensorial é a ciência usada para medir, analisar e interpretar as sensações fisiológicas e psicológicas de formulações percebidas pelos sentidos.

Análise Sensorial é uma metodologia destinada que visa avaliar a aceitação de produtos no mercado, pesquisando os gostos e preferências de consumidores. Com base nos resultados, é possível medir, avaliar e interpretar a percepção sensorial em relação ao produto analisado.

Empregam-se diferentes métodos de avaliação, visando determinar o perfil sensorial, a aceitação e preferências acerca dos produtos. Estes métodos podem ser orientados ao controle de qualidade, ao desenvolvimento de produtos e a estudos de consumidores.

A Análise Sensorial é uma ferramenta moderna utilizada para o desenvolvimento de novos produtos, reformulação dos produtos já estabelecidos no mercado, estudo de vida de prateleira, determinação das diferenças e similaridades apresentadas entre produtos concorrentes, identificação das preferências dos consumidores por um determinado produto e, finalmente, para a otimização e melhoria da qualidade.

Neste relatório foram analisadas as formulações a partir dos ensaios de pick-up, espessura, espalhabilidade, sensação de fusão, suavidade, filme residual.

Pick-Up: representa a capacidade um produto em se aderir as dedo no primeiro toque, deve ser analisado colocando o dedo delicadamente na superfície do produto e avaliar a capacidade de adesão verificando a quantidade de produto que se a adere ao dedo.

Espessura: representa a quantidade de produto percebida entre dois dedos, deve-se aplicar a formulação no dedo indicador, pressionando levemente com o polegar, friccionar cinco vezes em movimentos circulares e avaliar a quantidade de produto entre os dedos.

Espalhabilidade: representa a facilidade de se espalhar o produto na pele, deve-se aplicar a formulação no dorso da mão, espalhar oito vezes em movimentos circulares com o auxilio da outra mão, avaliando a facilidade de espalhabilidade.

Sensação de fusão: representa a capacidade que o produto tem de se fundir a pele, aplicar a formulação no dorso da mão e com o dedo indicador realizar dois movimentos em linha reta, de ir e vir, avaliar a tendência que o produto tem de se fundir a pele.

Suavidade: representa a aspereza ou suavidade observada na aplicação do produto sobre a pele. Para avaliar a suavidade deve-se aplicar o produto sobre o dorso da mão, espalhar dez vezes em movimentos circulares com o auxilio da outra mão, avaliar a percepção da suavidade ou aspereza da formulação.

Filme residual: podendo ser um filme oleoso que representa a percepção de oleosidade ou untuosidade observada na pele após a absorção, pode ser um filme residual pouco perceptível que representa a quantidade de produto deixado na pele após a completa absorção. Para avaliar deve-se aplicar a formulação no dorso da mão, espalhar com movimentos circulares e delicados, avaliar o resíduo após a completa absorção.

Objetivo:

Analisar aspectos sensoriais de três formulações preparadas em aula, comparando suas características sensoriais a partir dos ensaios de pick-up, espessura, espalhabilidade, sensação de fusão, suavidade, filme residual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com