TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Alimentos S.A.

Resenha: Análise do filme Alimentos S.A.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Resenha  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

TRABALHO SOBRE: “ALIMENTOS S. A.” (dir. Robert Kenner, 2008)

SÃO PAULO

2013

Disciplina: Desenvolvimento Sustentável

Prof. Ms. Pedro R. Peñuela Sanches

O Filme: “Alimentos S. A.” (dir. Robert Kenner, 2008)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xK1jAP6c5nQ

No filme Alimentos S.A. e a sustentabilidade. Quando paramos para pensar da onde vêm nossos alimentos, construímos uma imagem sustentável, agradável e segura. Onde criamos a ilusão que aquele produto embalado, com diversos processos de produção, não pode nos prejudicar. Assistindo este filme percebemos que somos vulneráveis a um sistema despreocupado com a saúde e o bem estar, na realidade tem por objetivo o lucro de poucas empresas, criando diversos problemas da ordem política à médica.

Estes processos não são os mais adequados não divulgam e ainda fazem o possível para que a verdade não apareça. Conforme o filme o processo de produção começaram a desandar com a criação dos drive-in McDonalds, uma forma rápida e barata de alimentação, a industrialização dos alimentos não prezando pela qualidade. Os fornecedores, desde a produção do tomate a carne de gado, viram nesse sistema uma forma de ter mais benefícios com isso começaram e esquecer a preocupação com a saúde.

Foi o inicio dos alimentos com grande quantidade de agrotóxicos, animais criados sem o menor respeito, mão de obra barata e com o tamanho das instalações tornou a industria alimentícia em um abrigo para agentes nocivos aos seres humanos, como por exemplo a salmonela e a e.coli. Todos esses fatores voltados para a velocidade de produção e baixos custos. Com tantos problemas aparentes e diversos casos de contaminação, as autoridades deveriam tomar providências para proteger o consumidor, porém são essas autoridades que estão na gestão das mega corporações alimentícias.

Tudo são interesses financeiros, ao olhar no mercado, o que vemos como uma imensa quantidade de opções na realidade se limita a algumas poucas empresas que administram os recursos criando novas opções com a manipulação. O milho é um exemplo disso podendo ser utilizado para fazer uma infinidade de produtos manipulando o quimicamente. Nos fast-foods são a principal fonte de alimentação de muitas famílias. Economizam na alimentação mais gastam com remédios para diabetes e outras doenças desenvolvidas pelos maus hábitos alimentares, impulsionados por um governo que subsidia alimentos como a batata frita, tornando-os mais acessíveis do que alimentos saudáveis como a cenoura ou outros vegetais.

O filme nos trás outras situações e complicações da industria alimentícia mas os fatos abordados já refletem uma imagem de um sistema nada sustentável que torna o homem decadente, explorador e iludido. Decadente por se embriagar de gordura, sal e açucares acumulando calorias em demasia gerando problemas das mais diversas ordens para sua saúde e do seu semelhante; explorador por tratar os animais como mercadorias sem nenhum respeito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com