TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Perfumaria Yukari Ltda. - ME – CNPJ: 73.073.215/0001-06

Atividade Econômica Principal: Comércio varejista de comésticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

Natureza Jurídica: Sociedade Empresaria Limitada

Endereço: Rua Padre João, 289 – São Paulo – SP – CEP: 03637-00

Data de Abertura da Empresa: 19/11/1993

Quantidade de Estabelecimento: 1

A perfumaria Yukari foi fundada em 1993, voltada para o mercado na comercialização de cosméticos, produtos de perfumaria, acessórios de beleza. Neste período o ramo de perfumarias estava em ascensão, não era um mercado tão concorrido como hoje está sendo no Brasil e não existia esse mercado de franquias enormes que estão sendo ofertados. Naquele período observamos que existia um enorme crescimento a procura por cuidados com o corpo e com a beleza aliados ao crescimento econômico brasileiro a partir de meados da década de 90 ter sido errático, o mercado para o setor de produtos de beleza se manteve um crescimento estável de cerca de 10% ao ano.

Fundada por Sr. Mitsi Yogi nascido no Japão onde veio para o Brasil aos 17 anos e ao chegar encontrou alguns parentes que já moravam aqui, casou-se e situou residência na região leste de São Paulo onde já iniciou sua carreira aos 17 anos como vendedor da marca Niasi, na qual permaneceu por 10 anos. Na empresa, ele bateu recordes de vendas em produtos de beleza, chegando a ser o segundo lugar no Brasil em vendas.

Como alguns familiares do Sr. Yogi já possuíam perfumaria e se adotando ao estilo japonês de ter o seu próprio negócio resolveu criar dentro de um grupo familiar uma perfumaria colignada a mais duas perfumarias porém o negócio não deu certo e esse grupo foi desmenbrado devido a brigas familiares e em 1993, onde ficou apenas uma loja na qual deu nome de Perfumaria Yukari Ltda.

Uma forma de manter-se em constante atualização a perfumaria foca não somente no comércio varejista, mas também investe na área de formação de profissional, a Perfumaria Yukari conta com o apoio de centros técnicos espalhados em todo o Brasil onde são possíveis clientes cadastrados efetuarem cursos de reciclagem e atualização profissional, destinados a cabeleireiros, esteticistas, maquiadores, entre outros, ministrados por conceituados profissionais de beleza do país.


  1. Administração Estratégica

Administração estratégica é definhada como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.

  1. Metodologia

Foi realizada entrevista com o proprietário da perfumaria Yukari, localizada Rua Padre João, Penha. As respostas serviram como base para nortear  este trabalho bem como o planejamento estratégico apresentado a seguir.

  1. Análise Ambiental

Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas. Neste contexto, o ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar o progresso obtido por meio da realização dos objetivos. De acordo com um ex-executivo do General Motors, conhecer o ambiente organizacional é essencial para o sucesso de uma empresa. Por isso, a administração deve constantemente reunir os dados relacionados com importantes fatores ambientais e considerar suas implicações.

Dentro de algum tempo, provavelmente significativas mudanças ocorrerão em todos os aspectos do ambiente organizacional. Como as organizações se tornarão mais complexas e dependentes de seus ambientes, certamente a realização de análises ambientais será mais importante para os administradores no futuro do que é atualmente.

Um dos motivos pelos quais os administradores precisam realizar a análise do ambiente está relacionado à Teoria Geral dos Sistemas. De acordo com essa teoria, as organizações modernas são mais do que sistemas fechados: são sistemas abertos que recebem influência do ambiente e estão em constante interação com ele, cabendo aos administradores assegurar que essa influência  seja canalizada para uma direção positiva e contribuía para o sucesso organizacional.

O cliente

1 Quem compra meu produto?

R: Consumidor final, profissionais de estéticas e cabelereiros.

2 Por que comprar?

R: Por necessidade pessoal , vaidade e estética.

3 Como decide pela compra?

R: Pela  qualidade, preço e facilidade de compra.

4 Onde comprar?

R: Fornecedores e distribuidores (Atacado e varejo)

5 Quanto comprar?

R: O necessário para suprir as faltas.

6 Qual o beneficio do  produto /serviço para o cliente?

R: Economia no preço, estética pessoal, estética de terceiros etc..

7 Outras questões especificas do setor.

R: Concorrência alta, produtos específicos, valor de produtos alto e preço de venda baixo.        

O mercado

8 Qual é o tamanho do mercado?

R: O mercado é gigantesco.

9 Está divido em segmentos? Quais?

R: Sim. Higiêne e cosméticos

10 Em que segmento se insere o cliente?

R: Em ambos os segmentos.

11 Qual é o seu estado atual de mercado?

R: O mercado está em explosão e cada dia mais está evoluindo.

12 Outras questões específicas do setor.

R: O Brasil foi alçado à condição de maior mercado para perfumes no mundo em 2010, superando os Estados Unidos, segundo dados da consultoria Euromonitor

As decisões políticas econômicas

13 Qual o grau de interferência / controle do governo no setor

R: Pouco, pois o governo só interfere como que é organizado e mantido os produtos dentro da loja.

14 Qual o grau de sensibilidade do setor às decisões do governo

R: Dependendo do tamanho da empresa, pode ser que essas decisões do governo interfira muito no sistema de empresa e por isso ter que mudar tudo radicalmente.

15 Outras questões específicas do setor

R: Não

A tecnologia

O ITEHPEC – Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - foi criado em 2006 como o braço de inovação da ABIHPEC com o objetivo de estimular, fomentar e promover atividades de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológicos para os produtos de HPPC em qualquer região do território nacional e internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com