TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises De Empresa

Casos: Analises De Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1- Empresa Modelo

1 RETRATO DA ORGANIZAÇÃO

O Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) é o prestador de serviços administrativos para as unidades de negócios, no caso as usinas que fazem parte do grupo Raízen e atualmente atua a empresa atua em 3 seguimentos no mercado (fabricação de açúcar, etanol e bioenergia) e o CSC dá o suporte para as usinas (clientes) e fornecedores. A seguir será descrito como a empresa foi criada, quais seus valores sua missão e visão para poder se estabelecer no mercado, quais são os produtos que a empresa possuiu.

1.1 Dados Cadastrais:

Razão Social: Raízen Energia S/A

Nome Fantasia: Raízen Energia

CNPJ: 08.070.508/0001-78

Inscrição Estadual: 146.436.363.117

Endereço: Rua CeziraGiovanoniMorettin nº 900 – Bairro Santa Rosa

Fone: (19) 3423-8000

Responsável Legal: Vasco Dias

Composição da diretoria: Vasco Dias, Luís Otavio

Setor de atividade: Primário

Área de atuação: Setor Sucroalcooleiro

Números de colaboradores: cerca de 40 mil colaboradores

Faturamento anual: 50 bilhões por ano.

Missão

A missão de uma organização significa a razão de sua existência. É a finalidade ou o motivo pela qual a organização foi criada e para o que ela deve servir. Envolvendo os valores e crenças centrais, que representam os princípios básicos da organização que balizam sua conduta ética, sua responsabilidade social e suas respostas às necessidades do ciente. (Chiavenato, 1999, p.247)

A missão da empresa Raízen é definida em “Prover soluções de energia sustentável, através de tecnologia, talento e agilidade, maximizando valor para os clientes e acionistas, e contribuindo para a sociedade”.

Visão

Visão é um conceito operacional muito preciso que procura descrever a auto-imagem da organização: como ela se vê, ou melhor como ela gostaria de ser no futuro, visão é um modelo mental, claro, de um estado ou situação altamente desejável, de uma realidade futura. A visão deve ser definida de maneira simples, objetiva, compreensiva, tornando-se assim útil e funcional para todos envolvidos com a organização. A característica essencial da visão é que, funcionando como alicerce para o propósito organizacional, ela deve ser compartilhada pelas pessoas que formam o corpo dirigente da empresa e explicada, justificada e disseminada por todos os que trabalham para a organização. (da Costa, 2002, p. 35 e 36)

A empresa Raízen define sua visão como, “Ser reconhecida globalmente pela excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de energia sustentável”.

Valores/ Princípios

Os valores são os fundamentos de qualquer cultura organizacional. A filosofia da organização é expressa através de valores e estes dirigem o comportamento através do dia-a-dia. Os valores representativos de uma empresa podem incluir a preocupação do bem estar dos empregados, a crença de que o cliente sempre está certo, um compromisso com a qualidade, ou um desejo de agradar os acionistas. (Dubrin, 2001, p.140)

A Raízen define seus valores através de atitudes, pois acredita que a sintonia entre os valores da empresa e atitudes de seus funcionários é um dos fatores determinantes para transformar planos em realidades. As atitudes são a base para que as pessoas se relacionem, trabalhem juntas e busquem soluções que gerem resultados.

As cinco atitudes que fazem parte da cultura são: Fazer mais e melhor a cada dia, Pensar grande, Valorizar o cliente, Ter paixão em tudo que faz e agir com ética e respeito.

Passo 2 – Entrevista com Luiz Otavio

Qual a missão da controladoria na sua empresa?

A empresa Raízen procura através da controladoria o auxiliar todas as áreas da organização auxiliando da melhor maneira a redução de gastos e ao mesmo tempo trazer melhorias nos processos existentes e inovações aumente a eficiência no processo.

Quais as principais funções de um Controller?

O Controller auxilia os departamentos nas tomadas de decisões, influenciando-os a analisar qual o melhor procedimento, o que dará maior resultado e menos custo.

Quais os maiores desafios da profissão?

É mostrar as pessoas de que o que estou sugerindo é o melhor a ser feito, lidar com pessoas é algo muito complexo, alguns não aceitam as mudanças necessárias e acabam fazendo como eles acreditam que está correto e sou obrigada ficar conferindo e corrigindo-os sem que se sintam incomodados.

Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

A controladoria, por orientação da gerencia, examina cada ramificação e os segmentos, num período determinado de tempo, a auditoria externa muda em um funcionário de fora da companhia, porém não elimina a necessidade da auditoria interna, tem o objetivo de revisar o que a interna fez. O auditor necessita planejar adequadamente seu trabalho, avaliar o sistema de controle interno a fim de estabelecer natureza, data e extensão dos procedimentos de auditoria e colher evidencia das informações.

Por esse motivo nosso concelho é que as organizaçõesinvistam sim neste setor da empresa pois só trará benefícios para a empresa e para os colaboradores que poderão ter maior confiança na decisão e auxílio para fazer o melhor possível para a empresa no momento.

Passo 3 – Importancia da Auditoria Interna

A auditoria interna passou a ser instrumento amplos de controles administrativos onde tem como função principal a verificacao da eficiencia e eficacia dos proessos de uma organizacao desde o operacional ate o financeiro demonstrando dessa maneira os resultados com mais transpaencia aos diretores e executivos lembrando que os mesmos nao devem efetuar trabalhos que futuramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com