TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Do Sistema Auditivo

Artigo: Anatomia Do Sistema Auditivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

ANATOMIA DO SISTEMA AUDITIVO.

A figura do texto, nos mostra de forma didática a anatomia do aparelho auditivo, que para fins didáticos, iremos chamá-lo de sistema estato-acústico.

A denominação estato-acústico de dá pelo fato que as estruturas que compõem este sistema são responsáveis por duas principais funções: a audição e uma parte da manutenção do equilíbrio do corpo humano.

Como artigo introdutório, iremos somente explorar a morfologia deste sistema complexo, porém as relações com estas estruturas e o sistema nervoso central, é que nos dá o estudo da fisiologia da audição e do equilíbrio corporal.

Iniciando, pela primeira parte visível, temos o Pavilhão Auditivo, que chamamos de orelha, que tem por função ajudar na canalização das ondas sonoras para o Meato auditivo externo, que termina no TÍMPANO.

Então , o trajeto das ondas sonoras que ouvimos seria : fonte sonora, que é de natureza ondulatória,atinge nossas orelhas, e é transmitida pelo MEATO AUDITIVO, até o TÍMPANO.

A onda ao chegar no TÍMPANO, transmite as ondas sonoras aos três OSSÍCULOS , que de forma simples, podemos dizer que vibram na frequência da onda que chega até eles e transmite a vibração a uma estrutura chamada de janela oval.

Deste ponto em diante, estamos tratando do chamado OUVIDO INTERNO, que é responsável por transformar ondas sonoras em IMPULSOS ELÉTRICOS, que serão transmitidos pelo nervo ACÚSTICO, até o cérebro, então podemos dizer que as estruturas que compõem o ouvido interno, do ponto de vista da audição são responsáveis pela transição das ondas sonoras em impulsos elétricos, que serão transmitidas até as ÁREAS CEREBRAIS, responsáveis pela " interpretação" do impulso nervoso que chega ao cérebro.

A estrutura denominada CÓCLEA, entre outras funções, é a responsável pela transmissão de ondas sonoras a células sensitivas, que irão formar o impulso nervoso, transmitido posteriormente ao nervo AUDITIVO, LOGO, É INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DE ONDAS EM IMPULSOS ELÉTRICOS QUE SÃO INTERPRETADOS NO CÉREBRO.

A parte que é responsável pelo equilíbrio deverá ser abordada em outros artigos, pois este é introdutório, somente para demonstrar a estrutura de nosso aparelho auditivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com