TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia - O Sistema Endocrino

Artigos Científicos: Anatomia - O Sistema Endocrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  1.364 Visualizações

Página 1 de 6

As Principais Glândulas Endócrinas

Embora existam vários hormônios secretados por um ou outro tipo celular, foram relacionadas abaixo apenas as principais estruturas que foram classificadas como glândulas endócrinas.

• Glândula Pineal

• Orgão Subcomissural

• Glândula Hipófise

• Glândula Tireóide

• Glândulas Paratireóides

• Timo

• Glândulas Supra-Renais

• Ilhota Pancreáticas

• Ovários

• Testículos

Glândulas Pineais

É um órgão mediano, ímpar, que s localiza numa depressão entre os colículos superiores. Trata-se de um órgão neuroendócrino relacionado com a regulação de um biorritmo, o ritmo do sistema endócrino. Além disso, nos mamíferos, tem ação inibidora sobre as gônadas. A glândula pineal contém melatonina, sintetizada a partir da serotonina que é abundante.

Órgãos Subcomissural

É denominado por estar localizado abaixo da comissura posterior do cérebro.

Sua secreção é lançada no líquido cerebrospinal. O órgão subcomissural interfere na homeostase hídrica e no equilíbrio salino, tendo sido considerado, inclusive, como regulador da sede

Glândulas Hipófise

É um corpo ovóide, cuja principal porção está situada na fossa hipofisal do osso esfenóide onde, geralmente, permanece após a remoção do cérebro, Faz parte do hipotálamo e está ligada ao hipotálamo por uma haste, o infundíbulo, que atravessa uma pequena abertura no diafragma da sela. O diafragma é uma lâmina da dura-máter que forma o teto da sela turca do osso esfenóide. Duas partes são reconhecidas na hipófise: a adenohipófise (lobo anterior) e a neurohipófise ( lobo posterior);

A neurohipófise secreta dois hormônios: a oxitocina e a vasopressina. A oxitocina exerce efeito sobre os músculos lisos, interfere na lactação e causa a contração da musculatura uterina. A vasopressina é um hormônio antidiurético que atua sobre os túbulos renais, para ajudar na reabsorção da água.

A parte distal do lobo anterior (adenohipófise) afeta no crescimento (por intermédio de seu hormônio somatotrófico ou do crescimento), e o metabolismo dos carboidratos, pela sua ação sobre o córtex da supre-renal por meio da produção de hormônios adenocorticotrófico. O excesso do hormônio somatotrófico antes da puberdade causa o gigantismo e sua deficiência o nanismo. Além disso produz hormônio gonadotróficos: um, o hormônio estimulante do folículo ( HEF), e o outro, o hormônio luteinizante (HECI, hormônio estimulante das células intersticiais) que agem sobre os ovários e sobre os testículos. O lobo anterior estimula também a secreção das glândulas mamárias, através do hormônio lactogênico.

Tem-se aventado a hipótese que os produtos das outras glândulas endócrinas ajam sobre ela diretamente, ou indiretamente, por meio de suas influências sobre o hipotálamo.

Glândulas Tireóides

Situa-se no plano mediano do pescoço, abraçando parte da traquéia e da laringe. Tem a forma de H ou de um U, apresentando dois lobos, direto e esquerdo, unidos por uma fita variável de tecido glandular, o istmo. A glândula varia de forma e tamanho, e, em geral, é um pouco maior nas mulheres do que nos homens da mesma idade. A principal função da glândula tireóide é a regulação do metabolismo basal que envolve todas as partes do corpo, além de estar associada ao fenômeno do crescimento.

O excesso de hormônio leva a tireotoxicose, a insuficiência, na infância leva o cretinismo, e no adulto ao mixedema. A falta de iodo faz aumentar o volume da glândula tireóide, resultando em bócio. Os principais distúrbios da tireóide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens.

Glândulas Paratireóides

Estão situadas, geralmente, na metade medial da face posterior de cada lobo da glândula tireóide. Seu número varia de dois a seis e cada uma delas mede no Maximo 6mm de comprimento. São glândulas essenciais á vida porque regulam o metabolismo do cálcio.

Timo

Trata-se de um órgão linfóide, bilateralmente simétrico, bem desenvolvido até a adolescência, mas, no adulto, reduzido a uma massa fibro-adiposa, de tecido conjuntivo amplamente infiltrado por tecido adiposo. Órgão ativo na linfocitogênese e nas funções de imunidade, o timo tem grande importância na infância. Ele é a sede de formação dos linfócitos T, cuja maturação é regulada por hormônios, como a timopoietina e a timosina, produzida pelas células epiteliais tímicas. Alguns autores, entretanto, não consideram o timo uma glândula endócrina.

Glândulas Supra-renais

São bilaterais e estão localizadas sobre a parte medial do pólo superior dos rins onde podem ser facilmente visualizadas. Sua porção central é a medula, correspondente a 90% da massa glandular, e a periférica é o córtex que corresponde a 10%. Estas glândulas endócrinas têm forma de lua achatada, situadas uma sobre cada rim e secretam vários hormônios, entre os quais destacam-se a aldosterona, a adrenalina (ou epinefrina) e a noradrenalina (ou norepinefrina). Sua função básica está relacionada à manutenção do equilíbrio do meio interno, isto é, da homeostase do organismo, frente a situações diversas de modificação desse equilíbrio (tensão emocional, jejum, variação de temperatura, infecções, administração de drogas diversas, exercício muscular, hemorragias, etc.

Possuem íntima conexão com o sistema nervoso. Embriologicamente, cada supra-renal é formada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com