TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia Falciforme

Monografias: Anemia Falciforme. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

De acordo com STYPULKOWSKI e MANFREDINI (2010) Anemia Falciforme (AF) é uma moléstia hereditária, atribuída á uma modificação específica, que é a troca do Glutamato pela valina, no sexto resíduo da cadeia beta globulina, dos cromossomos 11, que resulta na polimerização da hemoglobina em longas fibras formando um gel. Esta alteração deixa as hemácias rígidas e em forma de foice, diminuindo sua flexibilidade, dificultando sua passagem na microcirculação.

Pois estes mesmos ressaltam ainda, que ‘‘essa moléstia é caracterizada por períodos relativos de bem-estar, intercalados por episódios de deterioração. ’’

Segundo SOLTO (2006), ‘‘A transfusão de concentrados de hemácias está restrita a manifestações mais graves da doença, porém, paciente que são cronicamente transfundidos, acabam por desenvolver a sobrecarga de ferro. ’’

SANTOS (1999), ainda destaca que: A Anemia Falciforme é uma doença quase desconhecida pela população Brasileira que leva a morte de muitos indivíduos. É simultaneamente uma doença congênita em razão de existir um par de genes alterado, sendo também classificada como uma doença monogenética.

Para alguns autores ‘‘é uma hemoglobina hereditária autossômica, caracterizada pela presença da hemoglobina anômala, denominada Hbs. ’’ (Rocha E Col., 1988; Oliveira, 1998; Prado e Col., 1999).

Vários autores como LVES (1996); CHAMONE e Col. (1998). Salientam que ‘’no Brasil estima a existência de mais de dois milhões de portadores de genes Hbs, e a cada ano nascem 700 a 1000 casos de crianças com Anemia Falciforme. ’’

PAIVA SILVA e Col. (1993) ainda relatam que, ‘‘em relação aos aspectos de saúde pública no Brasil, ainda tem sido publicados em termos de frequência populacional e de manifestações clinicas. ’’

KIKUCHI, (1999) relata que, recentemente uma pesquisa realizada pela associação de Anemia Falciforme do estado de São Paulo revelou que apenas 30% dos pacientes falcemico são diagnosticados antes do cinco anos de idade, os demais são diagnosticados tardiamente, devido a pouca ênfase que é dada a Anemia Falciforme, resultado em alta morbimortalidade.

MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de um estudo exploratório e, com abordagem qualitativa sedimentado em revisão bibliográfica.

A abordagem qualitativa procura entender as ações dos indivíduos investigado nos termos de coletas e análises de dados.

A escolha pela pesquisa bibliográfica deve se ao fato de permitir ao investigador uma ampla cobertura de uma série de fenômenos abrangentes do que a pesquisa direta. Para isso, levantamos dados sobre o tema nos bancos de dados.

Informatizados da biblioteca virtual em saúde (BVS), Medical Literatura Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), como centro Latino Americano e do Caribe de informações em ciências da saúde (LILACS) e base de dados em Enfermagem (BDENF).

A busca dos artigos deu-se como descritores: Cuidados de Enfermagem, Anemia Falciforme.

A coleta de dados foi iniciada no período de maio de 2014, com recorte temporal dos últimos dez anos (2004 a 2014), sendo utilizados como critérios de inclusão os artigos em português em que se apresenta na íntegra e como critério de exclusão os artigos em línguas estrangeiras e os que não correspondem com o objetivo da pesquisa.

Depois de obter o material, com objetivo de refinamento da pesquisa, optamos por realizar a pesquisa na base de dados com todos os descritores individualmente (TABELA 1).

Depois de realizarmos a coleta individual, observamos que seria necessário realizar um refinamento devido ao extenso número de artigos encontrados. Realizarmos uma nova pesquisa associado os descritores duplamente associados (TABELA 2).

Devido ao grande numero de artigos encontrados, optamos em fazer uma nova pesquisa associado os três descritores (TABELA 3).

OBJETIVO

O diagnostico de Enfermagem é importante para se realizar um plano de cuidados aos pacientes falcemico e á sua família.

Desta forma delimitou-se como problema de pesquisa: Quais os fatores voltados para o cuidado de Enfermagem ao paciente com Anemia Falciforme e divulgações de tratamento sofreram modificações no decorrer dos anos?

O objeto deste estudo são os fatores voltados para os cuidados de Enfermagem ao paciente com Anemia Falciforme que sofreram modificações no decorrer dos anos.

Tendo em vista os objetos de questões norteadas descritos, objetivaram-se com esta pesquisa identificar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com