TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera Campo Grande

Artigos Científicos: Anhanguera Campo Grande. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento.

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

Importância: Sem o planejamento é impossível executar as demais funções administrativas.

Significado: Planejar é "fazer um plano" do que deve ser feito e como deve ser feito, baseado numa previsão, a fim de atingir os objetivos da empresa.

Principios:

 Flexibilidade: Os planos devem poder ser adaptados, segundo margens de tolerância.

 Precisão: Os planos devem ser o mais exatos possível.

 Reajustamentos: Os planos, em si, necessitam ser periodicamente reajustados.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistêmica de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. È um processo continuo de tomada de decisão estratégica e não mais um planejamento e refeito a cada ano que passa.

Caracteristicas do Planejamento Estratégico

 É projetado a longo prazo.

 Está voltado para a relação para empresas e seu ambiente de tarefas.

 Envolve a empresa como um todo.

Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito à incertezas, o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem ou valida a missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.

Planejamento Tático.

Em seguida, vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com