TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera Educação Especial

Trabalho Escolar: Anhanguera Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 19

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

RESUMO

O trabalho com projetos surge da concepção sócio interacionista baseada em pesquisas, narrativas, construção de hipóteses e conhecimentos. São projetos que surgem do interesse das crianças e do professor.

Os projetos valorizam o trabalho e a função do professor que, em vez de ser alguém que reproduz ou adapta o que está nos livros didáticos e nos seus manuais, passa a ser um pesquisador do seu próprio trabalho.

INTRODUÇÃO

Projetos Pedagógicos: Construção do Conhecimento

Trabalhar com projetos é uma forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses e preocupações das crianças, aos problemas na sociedade em que vivemos à realidade fora da escola e às questões culturais do grupo. Os projetos vão além dos limites do currículo, pois os temas podem ser explorados de forma ampla e interdisciplinar, o que implica pesquisas, busca de informações, experiências de primeira mão, tais como visitas e entrevistas, além de possibilitarem a realização de inúmeras atividades de organização e de registro, feitas individualmente, em pequenos grupos ou com a participação de toda a turma.

Os projetos exigem cooperação, interesse, curiosidade, pesquisa coletiva em diferentes fontes, registros do que está sendo pesquisado como fotografias, desenhos, pinturas, colagens, maquetes, teatro, etc. e os mais variados tipos de textos escritos. Ao professor cabe à mediação de cada momento do processo por meio de planejamento e organização de propostas, pesquisa de fontes para subsidiar o trabalho, conhecimento dos conteúdos, observação e reflexão sobre os objetivos que devem ser necessariamente trabalhados, registro das conquistas das crianças etc.

http://pedagogiauva-renato.blogspot.com.br/2012/06/projetos-pedagogicos-turma-20111.html

Resenha Critica – Texto: Repensar as situações de aprendizagem. O fazer e o compreender

O texto nos ajuda na área da educação através de algumas teorias sociointeracionistas que são de diferentes autores que compreendem que podemos construir o conhecimento através de interações dos sujeitos com o mundo.

No ensino – aprendizagem saber fazer pode não ter relação com a compreensão do que foi aplicado, buscando então, outras propostas pedagógicas para melhorar o problema. Um dos métodos é a utilização de projetos, buscando construir o conhecimento, onde se realiza a conceitualização do saber e algo de momento. Ao realizar as atividades é fundamental o docente apresentar um ambiente que incentive, estimule para que o aluno tenha situações problemas e saiba resolver.

O sóciointeracionismo afirma que o sujeito pode adquirir conhecimento se interagindo com objetos e pessoas, mas precisa estar em um ambiente incentivador. Ações espontâneas não geram conhecimentos.

Uma criança pode realizar uma atividade e não estar atenta no que faz isso para Piaget é Sauvoir faire quando realiza algo tendo consciência, tem um tipo de iluminação (dar o estalo) este nível é o de conceitualização, isso acontece por causa do processo de transformação de ação em noções e em operações.

O processo de aquisição tem três fases:

 1° fase a criança descuida dos elementos que estão envolvidos na tarefa.

 2° fase a criança consegue coordenar alguns elementos envolvidos na tarefa.

 3° a criança já coordena todos os elementos envolvidos na tarefa.

Para Piaget a compreensão trata-se da qualidade de interação da criança com o objeto, se a criança manusear algo, for desafiada, tem maior oportunidade de ter a compreensão conceitualizada.

O método da educação por meio de projetos é uma estratégia rica e inovadora, pois faz os alunos resolver problemas e desafios. O método pode ser aplicado em todos os períodos (educação infantil a universidade). O método pode motivar os alunos a pesquisarem construindo seus conhecimentos.

A Criança e a Diversidade Cultural

No curta a “A invenção da Infância”, nos deparamos com crianças de culturas muito diferentes, enquanto as crianças da classe média tem uma vida repleta de atividades esportivas, artísticas e culturais, as crianças de famílias carentes precisam trabalhar logo cedo, sem muito tempo para a diversão e escola e percebemos o alto número de mortalidade infantil, aparentemente normal, conforme o depoimento das mães do curta, mas apesar da diferença de classe social, uma coisa elas tem em comum: responsabilidades de adultos.

“Ao inventar a infância, a Modernidade cria a idade de ouro de cada indivíduo. Fase em que a vida será perfeita, protegida e tranquila, antes de ser tomada pelas exigências do trabalho. Época ideal de nossas vidas, em que ser criança é não ter qualquer outro compromisso que vá além do gozo puro e simples de sua inocência.”

(Trecho da voz off no documentário A Invenção da Infância)

Enquanto algumas crianças precisam comprometer-se com o trabalho expondo-se, muitas vezes, a riscos e perigos de algumas atividades, outras precisam comprometer-se com atividades diversas, que lhe são impostas pelos adultos. São duas faces da mesma moeda, já que ambas, independentemente do mundo em que vivem, são obrigadas a responsabilizarem-se pelos seus atos, assim como adultos.

Já no curta Mãos de vento e olhos de dentro, a proposta é bem diferente, a criança é realmente criança, imagina, sonha, é uma história doce de amizade e cumplicidade entre um garoto solitário e uma menina cega, infelizmente na nossa “Modernidade” é algo raro de se ver, observamos neste curta que a arte é característico no filme, com as esculturas de barro da mãe e a criatividades dos desenhos nas nuvens, para o nosso grupo retrata nossas experiências de infância, precisamos resgatar em nossas crianças.

Em O menino da favela e a tampa da panela e Maré capoeira, são dois universos culturais diferentes também, a favela e a natureza, são meninos diferentes, mas com um sonho em comum, independente do que o adulto impõe para uma criança ela nunca deixa de sonhar. O garoto da favela “rouba” tampas de panelas para fazer música, diversão, cultura, aprendizado. O menino da capoeira quer ser mestre como o pai, não quer perder para uma menina, mesmo que seja uma menina especial.

Os quatro curtas tratam do universo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com