TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais Peçonhentos

Artigos Científicos: Animais Peçonhentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Escorpião

O escorpião, também conhecido como Lacrau ou Alacrau, é um animal invertebrado artrópode (com patas formadas por vários segmentos) que pertence à ordem SCORPIONES estando enquadrado na classe dos aracnídeos.

SCORPIONES é uma ordem de artrópodes aracnídeos terrestres que reúne cerca de 2.000 espécies de escorpiões que apresentam comprimento de 10 (dez) a 12 (doze) centímetros, corpo alongado e quelíceras com três artículos. São animais geralmente discretos e noturnos, escondendo-se durante o dia sob troncos e cascas de arvores.

Os escorpiões foram os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre. O nome escorpião é derivado do latim Scorpio/ Scorpiones. Lacrau vem do Árabe AL-‘aqrab.

Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 (mil e seiscentas) espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 140 espécies.

Existem escorpiões em todos os continentes, exceto na Antártida.

Suas cores variam de amarelo- palha ao negro total, passando por tons intermediários, como o amarelo- avermelhado, vermelho- amarronzado marrom e tons de verde de mesmo azul.

As diferentes espécies de escorpiões têm tempos de vida muito diferentes, e o tempo e vida real da maioria das espécies não é conhecida. A gama do tempo de vida parece situar-se entre os 4 (quatro) a 25 (vinte e cinco) anos, tendo sido 25 (vinte e cinco) anos o tempo de vida registrado para a espécie H. arizonensis.

Preferem viver nas áreas com temperatura entre 20°C e 30°C, mas sobrevivem em temperaturas de 0°C a 56°C. Perfeitamente adaptados às condições climáticas do deserto.

São animais carnívoros e tem geralmente hábitos de sair à noite, quando caçam e se reproduzem.

Espécies

Tityus bahiensis (Escorpião Preto)

(O escorpião-preto ou escorpião-marrom como são conhecidos (Tityus bahiensis) tem grande importância pelo veneno com ação neurotóxico, seu veneno não é tão potente quanto o do escorpião- amarelo)

Tityus Serrulatus (Escorpião amarelo)

Veneno e Toxicidade

O ferrão do escorpião (chamado de telson) além de servir para agarrar a presa, defender-se, e no acasalamento, inocula na presa o veneno. Este veneno contem uma série de substâncias cuja composição química não está bem definida, porém contém neurotoxinas, histaminas, serotonina, e enzimas, inibidores de enzimas.

O veneno dos escorpiões do tipo Tityus Serrulatus, que parece ser o veneno mais tóxico de todos os escorpiões da América do Sul, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumento da pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal. Estes sintomas são mais acentuados em crianças e devido às condições físicas aos idosos. Todos os escorpiões são venenosos, porém apenas 25 (vinte e cinco) espécies podem ser mortais aos humanos. Sua ferroada assemelha-se um grau de toxidades da ferroada de uma abelha.

O tratamento consiste na aplicação local da ferroada de um anestésico (lidocaína a 2%) e soro antiescorpiônico (obtido de escorpiões vivos) o tratamento deve ser hospitalar de preferência com a apresentação do escorpião para facilitar o diagnóstico e o tratamento.

Prevenção de Acidentes

Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem acuados e em circunstâncias de defesa. Para que os acidentes com escorpiões não ocorra devem-se tomar algumas medidas básicas de prevenção, como:

• Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar.

• Mantenha limpos os locais próximos as residências evitando o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com