TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anlise Creditos

Casos: Anlise Creditos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

1. 1. ORIGEM DO TRABALHO

Segundo Aurélio (p.495), temos:

Crédito [do lat. Creditu] S. m. 1. Segurança de que alguma coisa é verdadeira; confiança: Sua afirmações merecem crédito.

1.2. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento de um sistema especialista para análise de crédito bancário usando a teoria dos conjuntos difusos.

É um sistema especialista que se destina a operar com créditos fornecidos dentro dos limites de urna agência. O trabalho aborda:

- Teoria de análise de crédito

- Teoria dos sistemas especialistas

- Teoria dos conjuntos difusos

1.4. ESTRUTURA DO TRABALHO

O trabalho está dividido em sete capítulos.

No primeiro capítulo, o qual tem caráter introdutório são apresentados os objetivos e sua importância.

No segundo capítulo é feita uma abordagem sobre análise de crédito bancário.

No terceiro capítulo são apresentadas fundamentações de inteligência artificial, com ênfase para os sistemas especialistas.

No quarto capítulo são apresentados conceitos da teoria dos conjuntos difusos e sua importância no desenvolvimento do problema em discussão.

No sétimo capítulo são apresentadas as conclusões e recomendações para futuras pesquisas.

Por último, é apresentada a bibliografia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho.

Conceito

A análise de crédito é um processo organizado para analisar dados, de maneira a possibilitar o levantamento das questões certas acerca do tomador do crédito. "Este processo cobre uma estrutura mais ampla do que simplesmente analisar o crédito de um cliente e dados financeiros para a tomada de decisão com propósitos creditícios" (BLATT, 1999, p. 93).

Segundo Santos (2000), o processo de análise e concessão de crédito recorre ao uso de duas técnicas: a técnica subjetiva e a técnica objetiva ou estatística. A primeira diz respeito à técnica baseada no julgamento humano e a segunda é baseada em processos estatísticos.

Em relação à primeira técnica, Schrickel observa que: "a análise de crédito envolve a habilidade de fazer uma decisão de crédito, dentro de um cenário de incertezas e constantes mutações e informações incompletas". (SCHRICKEL, 2000, p. 27). Ou seja, grande parte da análise de crédito é realizada através do julgamento do agente de crédito, baseada principalmente na habilidade e experiência do mesmo.

Santos (2006) ainda explica que esta técnica baseia-se na experiência adquirida, disponibilidade de informações e sensibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com