TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anos Iniciais

Pesquisas Acadêmicas: Anos Iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

O espaço das salas de aula

observei que o ambiente escolar é convidativo aos alunos da faixa etária atendida, os trabalhos são criativos e reflete a identidade da escola, o mobiliário, as atividades pedagógicas, os jogos, os gêneros textuais são adequados ao ensino fundamental e não são extensos, mas de fácil compreensão e interpretação.

A sala de aula é ampla, permiti a professora mediar e intervir intencionalmente com as atividades coletivas e individuais.

A professora tem uma preocupação em tornar o ambiente da sala de aula favorável à aprendizagem há cartazes coloridos e atraentes com o alfabeto, os numerais, calendário, ajudante do dia, aniversariante, entre outros.

Na rotina diária a professora realiza atividades permanentes como chamadas, conversa informal e leitura do dia. Essas atividades são bem participativas, pois os alunos sempre trazem assuntos para serem compartilhados.

O prazer dos alunos na escola é contínuo, convivendo com a professora, sempre pesquisando e estimulando seus alunos a aprender, fornecendo textos curtos, com diversas questões significativas de discutir em sala de aula.

A escola tem muitos recursos didáticos que são constantemente utilizados, como: uma diversidade de jogos, filmes, livros paradidáticos, entre outros.

Os professores utilizam além da sala o pátio escolar, a biblioteca, a sala da leitura e a sala de informática.

As atividades são preparadas num trabalho interdisciplinar, retratando sempre a língua Portuguesa, a matemática, a ciência, a geografia, a historia e as artes, confrontando com o ambiente cultural dos alunos, fazendo uma mediação educacional gradativa, englobando na sua prática pedagógica todas as áreas do conhecimento.

Ainda que a professora faça seu trabalho voltado para o Projeto Político Pedagógico da escola, têm alguns alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, quando a professora dá um assunto que esses alunos com dificuldades não entenderam, ela tem o cuidado de explicar novamente e propor atividade em dupla, agrupando os alunos que estão em níveis diferentes.

12

Panejando e exercendo a docência

O planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, quer seja no nível macro.

É preciso que o educador repense suas práticas pedagógicas de vez em quando e busque novas formas de inová-las.

A interação com o aluno é um momento rico porque professor e aluno podem trabalhar juntos para alcançar certos objetivos e ainda, motivar o planejamento de atividades que serão preparadas e realizadas pelo próprio grupo. Assim, o plano de aula passa a ser uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno.

Depois de decidido com a professora da turma o que fazer, obtive informações para construir meu plano de aula. Realizei observação participativa na turma onde fui recebida com muito carinho pela professora e pelos alunos.

A professora concedeu quatro aulas para eu lecionar com seus alunos, escolhi a matéria de Geografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com