TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia E Cultura Brasileira-anhembi Morumbi

Trabalho Escolar: Antropologia E Cultura Brasileira-anhembi Morumbi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  6.548 Palavras (27 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 27

Unidade 2

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O antropólogo Malinowiski defendia determinadas concepções que demarcaram o campo da antropologia denominada funcionalista.

Observe as opções a seguir no que se refere a visão sincrônica:

I. quando não é importante conhecer a história e os passados das culturas.

II. quando se relaciona a sociedade a um organismo, a um todo organizado.

III. quando é construído um ambiente secundário e artificial, que é a cultura, para atender as necessidades primárias ou biológicas do homem, como por exemplo: nutrição.

IV. quando o objetivo é conhecer a realidade cultural num determinado momento, no "aqui e agora"; opondo-se à visão histórica.

Marque a alternativa correta:

Resposta Selecionada:

d.

I, IV

Resposta Correta:

d.

I, IV

Feedback da resposta:

As opções corretas que se referem a visão sincrônica são: I. quando não é importante conhecer a história e os passados das culturas e IV. quando o objetivo é conhecer a realidade cultural num determinado momento, no "aqui e agora"; opondo-se à visão histórica.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A antropologia cultural evolucionista desenvolveu-se no século XIX.

A respeito da visão antropológica evolucionista sobre a noção de progresso, considere as opções a seguir:

I. A ideia de progresso estava ligada à noção de civilização.

II. A ideia de progresso estava ligada à noção de capitalismo ocidental.

III. A ideia de progresso estava ligada à noção de superioridade do branco europeu.

IV. A ideia de progresso estava ligada à noção de relativismo

cultural.

Marque a alternativa correta:

Resposta Selecionada:

d.

I, II e III

Resposta Correta:

d.

I, II e III

Feedback da resposta:

As opções corretas são: I. A ideia de progresso estava ligada à noção de civilização; II. A ideia de progresso estava ligada à noção de capitalismo ocidental e III. A ideia de progresso estava ligada à noção de superioridade do branco europeu.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

"(...) a relativização (o relativismo cultural) deve ser limitada, porque a comparação é imprescindível para se chegar à compreensão de que há semelhanças entre coisas aparentemente diversas e diferentes. (...) cada cultura ou cada indivíduo carrega seu próprio ethos (costumes de um povo) para se comunicar e para entender o Outro; então há que se fazer um compromisso entre as linguagens para haver comunicação e compreensão entre esses dois entes, o Eu, ou o sujeito pensante, e o Outro, ou o objeto da pesquisa. Portanto, levar o relativismo cultural como método às suas propriedades finais terminaria produzindo a impossibilidade do conhecimento.

(GOMES, Mércio P. Antropologia: Ciência do Homem, Filosofia da Cultura. São Paulo: Contexto, 2012)

A afirmativa acima escrita pelo antropólogo Mércio Gomes produz indagações a respeito do relativismo cultural e do método comparativo. Julgue as opções abaixo no que se refere à visão do relativismo cultural e do método comparativo para o autor em questão:

I. O autor afirma que o método da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo ilimitado em um estudo antropológico, à medida

que possibilita o conhecimento do grupo estudado e que o método comparativo possibilita a compreensão da cultura do grupo do "outro". A referência que o autor utiliza de método comparativo é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

II. O autor afirma que o método da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo limitado em um estudo antropológico, à medida que pode impossibilitar o conhecimento do grupo estudado e que o método comparativo pode levar à compreensão do outro. A referência que o autor utiliza de método comparativo não é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

III. O autor afirma que a aplicação dos métodos da relativização (relativismo cultural) e do método comparativo devem ser aplicados de maneira ilimitada no processo de estudo das culturas para uma melhor classificação de quais são as culturas superiores e inferiores. A referência que o autor utiliza de método comparativo é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta Selecionada:

a.

II

Resposta Correta:

a.

II

Feedback da resposta:

O autor afirma que o método da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo limitado em um estudo antropológico, à medida que impossibilita o conhecimento do grupo estudado e que a utilização do método comparativo possibilita a compreensão da cultura do grupo do "outro". A referência que o autor utiliza de método comparativo não é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com