TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Ética E Cultura

Trabalho Universitário: Antropologia Ética E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  2.684 Visualizações

Página 1 de 3

01 - Quais as principais correntes de pensamento apresentadas nesta unidade?

São a evolução do ser humano, os pensamentos de aquisição material, a sua individualidade, o poder de ser visto pela sociedade, não se importando com a convivência em sociedade, não pensando em seu próximo e se esquecendo do ser humano, não se importando de sua inclusão a sociedade, por exemplo: para esse ser o que interessa para ele é o lucro cada vez maior, e fazendo com que as pessoas vivam, cada vez mais, de modo egoísta e individualista, motivo este que os menos favorecidos na sociedade em geral esta sendo cada dia mais esquecidos, por não terem condições de estar se aperfeiçoando para poder ter uma vida digna para si e para sua família, e este é conceito que vivemos hoje o individualismo de cada ser..

02 - Descreva as fases históricas e os principais fatos relacionados ao estudo da nossa disciplina.

Antiguidade, o homem é apresentado tentando des¬cobrir sua origem, sua história tudo está ligado ao destino, ou seja, o homem é predeterminado. No entanto, é aí que ele sente a si mesmo e percebe os acontecimentos do mundo.

Idade média, uma sociedade teocrática, ou seja: a seguran¬ça estava na fé em Deus, por exemplo, a alma não tem o mesmo sentido de preexis¬tência.

Renascimento, o humanismo predomina, o homem é olhado como situado neste mundo, cuja referência é Deus.

Pós-Modernidade, o homem passa por uma autoexperiência concreta e agora, o homem se vê diante da vida, da sociedade e de si mesmo e não encontra mais nenhuma segurança que dê sentido para sua existência.

Modernidade, torna-se antropocrática, ou seja: o homem torna-se o centro da sociedade, a submissão do homem a uma religião é substituída pela autonomia no pensa¬mento por meio da razão e da experiência, surge, portanto, o Racionalismo, o homem é reduzido a um sujeito pensante, ele é um ser racional e não se leva em conta o homem total, concreto.

03 - Você compreendeu o sistema capitalista neoliberal? Aponte quais os prin-cípios que regem esse sistema e como o ser humano é tratado nesse con¬texto.

Capitalista Neoliberal nesse am¬biente, o homem acaba sendo reduzido a um ser que produz e que consome, diante desse enfoque, o que acaba tendo valor para esse sistema de sociedade é a parte do ser humano que está em contato com o mundo e que possui a força produtiva e consumidora.

4 - Apresente sua crítica sobre a unidade apontando: Quais os pontos fundamentais apresentados?

As diferenças encontradas nas classes sociais, a disputa pelo poder de capital.

Que pontos podem ser melhorados?

Podem ser melhorados quando o homem voltar para si mesmo, e começar a enxergar o mundo em que vivemos com a desigualdade entre classes sociais, não usando sua capacidade, inteligência, poder, para tirar benefícios próprios, e sim para compartilhar e dar a oportunidade para todas as classes sociais formando um só grupo para que todos comecem a evoluir e fazer parte de uma só sociedade.

Ela corresponde aos objetivos propostos?

Sim, pois hoje é a realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com