TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia, Ética E Cultura

Dissertações: Antropologia, Ética E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

Conceituação de Humano

O ser humano é um ser de responsabilidade, racionalidade e de grande habilidade para desenvolver-se e adquirir conhecimento, por isso distingue-se de outros animais. A liberdade é a capacidade de que dispõe o ser humano de obrar ou não obrar, de se sentir responsável por seus atos voluntários; a liberdade ética caracteriza a pessoa.

Na Idade Média, o bom concorda com a vontade de Deus. O bom tem concordância, então, com a razão ordenadora presente na natureza. Durante a Idade Mo-derna, esse conceito muda, o homem é apresentado como o centro da sociedade, e não era mais submissa a religião, podendo assim, ter seus próprios pensamentos, e a ética, contudo, caminhou para a autonomia, distinguindo-se do religioso e do sagrado. Esse processo de secularização representou uma grave crise da ética tradicional, ainda não resolvida, condicionado pelo progresso socioeconômico. O problema do que fazer ante cada situação concreta é um problema prático-moral, mas definir o que é bom tem caráter teórico, é de competência da Ética, a reflexão ética e o comportamento moral são inerentes ao homem livre. Os humanos tinham a necessidade de se desenvolver ao longo ha história, eram nômades passaram a ser sedentários, não se comunicavam passaram a se comunicar pelas artes rupestres, o ser humano nunca esteve contente sempre quis mudar depois passaram a utilizar o latim.

A nossa Sociedade construiu ao longo do tempo um conjunto de regras e valores que determinaram o comportamento dos indivíduos, para que haja condições de convivência comum. Segundo “Aranha; Martin, 1986, p. 303, exterior ao indivíduo, a uma moral constituída, que orienta seu comportamento por meio de normas. Em função da adequação ou não a norma estabelecida, o ato será considerado moral ou imoral.” Desta forma, podemos considerar que a organização social depende deste conjunto de normas para se estabelecer. Segundo as autoras o ser humano é capaz de produzir interdições. Com a passagem da natureza a cultura, os usos e costumes são produzidos e passam a ser regulamentados pelas leis, desta forma, surge a moral para garantir a boa convivência entre os indivíduos.

Mudanças ao Longo do Tempo da Ética e a Moral

“Ética é um conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as três grandes questões da vida, que são: Quero, Devo e Posso, princípios utilizados com base da ética: - Tem coisa que quero mais não posso; - Tem coisa que posso mais não devo; - Tem coisa que devo mais não quero, sendo assim uma reflexão sobre a moral”. (Mario Sergio Cortella, disponível em: http://www.youtube.com/watch? v=XNpfJwuh0Es.)

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Onde procura fazer com que os indivíduos que compõem a sociedade harmonizem de maneira consciente, voluntária e livre seus interesses pessoais com os interesses coletivos. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com