TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropos E Psique

Artigos Científicos: Antropos E Psique. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

ANTROPOS E PSIQUE- O OUTRO E SUA SUBJETIVIDADE

Autor : Silas Guerriero

1) Somos frutos de uma evolução?

2) O surgimento da humanidade

"Quem administra apenas brigas e conflitos, perde a perspectiva de vida e do encontro com o outro próximo"

"Deixe que a amizade aflore despreocupadamente para emergir deste encontro um grande amor"

A.1) A teoria de Charles Darwin sobre a evolução

Todos somos frutos de uma mesma evolução biologica, assemelahndo-nos a nossos parentes mais próximos, os primatas.

A.2) Confirmação da teoria da evolução e sua para o progresso

Somos animais que, como os demais, participamos do processo evolutivo, mas acreditamos ser essa evolução um progresso: caminha-se do mais simples ao mais evoluido, ao mais elaborado, situando-nos na ponta superior. Assim, nossa prepotência nos manteve intacta: continuamos acima dos demais animais.

A.3) Jacques Monod e a visão tradicional sobre a evolução

Resposta : Página 9 - final

A.4) As observações de Freud e as duas revoluções importantes apontadas por ele.

A primeira dessas revoluções foi a copernicana, que nos removeu do centro de um reduzido universo e nos remeteu à condição de habitantes de um pequeno planeta que gira em volta de uma estrela, que hoje sabemos ser apenas uma, de quinta grandeza e periférica, dentre bilhões de estrelas numa das mais de 200 bilhões de galáxias existentes

A segunda grande revolução, para Freud, foi a darwiniana, por nos colocar na descendência comum a todos os demais seres vivos. Situou, ainda, sua própria descoberta sobre o inconsciente como responsável por fazer reconhecer que temos um porão desconhecido do qual a razão não consegue dar conta.

A.5) A visão de Jean B. Lamarck sobre o evolucionismo

Acreditava que os animais mudavam sob pressão ambiental, transferindo essas mudanças para sua prole. Embora estivesse errado, sua teoria foi revolucionaria para a época.

A.6) A teoria sistêmica e sua explicação

Em vez de considerar a evolução como um simples resultado de mutações aleatórias e de seleção natural, começa-se a reconhecer o desdobramento criativo da vida em formas de diversidade e complexidade sempre crescentes. Embora a mutação e a seleção natural sejam aspectos importantes da evolução biológica, o foco central e a criatividade, "no constante avanço da vida em direção à novidade"

Níveis de complexidade crescente não significa evoluir em direção ao humano, bem como pode não ser algo positivamente melhorado.

A.7) Explique com suas palavras o significado da hipótese Gaia

A evolução não pode ficar limitada à adaptação de organismos ao seu meio ambiente. O próprio meio ambiente é também um ser vivo. Assim, o que se adapta a que? Por essa provocativa hipótese, cada qual se adapta aos outros num complexo processo de co-evolução. Os biólogos têm sido obrigados a reconhecer que, ao invés do que pregava a visão darwinista, não é a competição que responde pelo processo evolutivo e sim a cooperação contínua e a dependência mútua entre todas as formas de vida. A vida surge e se desenvolve no planeta através da formação de redes. A evolução não guarda planos ou projetos teleológicos, mas tampouco evidência de progressos: O que há são padrões de desenvolvimento. A criatividade da natureza é ilimitada. Padrões semelhantes, como forma de enfrentar desafios semelhantes a diferentes espécies, gerou respostas semelhantes. Por exemplo, olhos ou asas. Se o surgimento de asas em insetos ou em aves se deu de maneira independente, foi devido a um padrão de desenvolvimento comum a ambos os casos. Resta-nos agora, não mais como obra isolada, ou ponto terminal de um processo, mas como co-participante do cenário biótico planetário.

B) O surgimento da humanidade. Explicar os enunciados ou questões afirmativas colocadas como resposta.

B.1) A questão colocada pela antropologia (Página 7)

A antropologia sempre se colocou a questão de por quê não e como somos diferentes dos demais animais. Além disso, ao reconhecer todos os seres humanos como membros de uma mesma humanidade, a ciência do humano se perguntava por que há diferenças de comportamento entre os próprios humanos. A resposta a ambas as perguntas foi colocada de forma muito clara: A responsável pelas diferenças é a cultura. De maneira taxativa, julga-se estar na cultura a causa dessa incrível separação. Apesar de sempre pressupor a origem evolucionaria, a antropologia via, e na maioria dos casos ainda vê, que só os humanos fazem cultura, pois somente nós temos a capacidade de simbolizar. Essa distinção radical entre cultura e natureza, entre humanos e demais animais, manteve intacta na visão de superioridade aqui apontada.

B.2) O que nos faz singulares e distintos - (Página 8)

É nossa capacidade de raciocínio , linguagem, construção e uso de ferramentas, postura ereta e plasticidade comportamental, entre outras. Geralmente nos definimos como animais racionais.

B.3) Explique a afirmação : Nem um pouco. A começar pelo entendimento do próprio conceito de cultura (a busca e a descoberta de restos humanos pré-história)

A começar pelo entendimento do próprio conceito de cultura. Na primeira metade do século XX, acreditava-se que o humano surgiu a partir do momento em que o primata que nos deu origem começou a simbolizar. Foi o início da paleontologia humana, ciência que busca registros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com