TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reinterpretaçao Mito Psique

Trabalho Escolar: Reinterpretaçao Mito Psique. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

A principal intenção desse mito é explicar a relação que existe entre o amor e a alma, fazendo alusão de que ambos não podem viver separados, já que o amor é um sentimento proveniente da alma.

Eros e Psique é, em sua essência, a história da evolução e do amadurecimento dos sentimentos, e da capacidade do indivíduo de se relacionar com ele mesmo e com outra pessoa.

Nas tarefas dadas a Psique podemos ver relação com nossos relacionamentos nos dias de hoje, e suas dificuldades.

A primeira tarefa dada por Afrodite nos ensina que devemos dar atenção aos nossos instintos: escutar nossa voz interior quando contemplamos o ser amado. Pontuar as diferenças do outro contribui para que a relação se torne mais rica.

A segunda tarefa nos ensina a lidar com o poder das forças destrutivas, assim como a auto-agressão. O mito nos diz para abandonarmos o espírito da competição para atingir nossos objetivos.

A terceira tarefa nos ensina agora que para amar é preciso fazer escolhas e nos sentir satisfeitos elas. Isso não significa que estaremos satisfeitos quando encontrarmos o amor, mas que agora devemos assumir um compromisso com ele.

A quarta tarefa nos ensina a cultivar a sabedoria, que tem a ver com a habilidade de dar e receber: não podemos deixar que nem mesmo a nossa generosidade nos desvie da possibilidade de nos realizarmos. Para isso, precisamos ter clareza quanto aos nossos propósitos.

Ao final, o mito nos ensina que para amar é preciso saber perdoar e ter compaixão: tarefas próprias daqueles que escolhem o amor como meta de vida. Ele nos traz uma bela visão do amor como algo poderoso e superador, capaz de enfrentar tudo, e em meio às dificuldades conseguir amadurecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com