TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antígona - Sófocles / Análise com o Direito

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anísio Teixeira, 19/03/2021

Curso: Direito

Disciplina: História do Direito

Docente: Argemiro Andrade

Discentes: Vinícius Ribeiro e Johnny Socupira

ANTÍGONA

Peça de Sófocles

[pic 1]

Feira de Santana – BA

2021

RESUMO DA OBRA

  A obra retrata o drama vivido por Antígona, filha de Édipo e Jocasta; após seu pai está velho, cansado e cego (ele próprio cegou-se), sai de Tebas e vai para Colono. Em sua cidade anterior deixa seus dois irmãos, Etéocles e Polinice (ambos herdeiros do trono). Estes lutam pelo poder, mas eventualmente, matam um ao outro. Fica proibido por Creonte - rei de Tebas e sucessor de Édipo – o sepultamento de Polinice, após o mesmo liderar o exército de Argos na invasão de Tebas, ataque para exigir de seu irmão que o mesmo compra o pacto de substituição no trono. Portanto Creonte, proíbe o acesso ao reino dos mortos, algo inexplicável para Antígona.

  Para Antígona, enterrar seu irmão se tornou uma obrigação determinada por uma Lei além da lei urbana: a lei dos deuses. A mesma chegou até convidar sua irmã Ismênia, a qual recusou. Quando ela decidiu enterrar Polinice, ela estava além do âmbito da lei da polis. Sabendo ela muito bem, pois conceder honras fúnebres é atribuir outro status ao morto. O decreto do rei era justamente pra evitar qualquer forma de reconhecimento.

  Creonte faz um novo decreto: “que ela seja emparedada viva”, isso após Antígona ir numa direção oposta às leis da polis. Vários foram os apelos, mas ela continuava indecomponível. No entanto, quando o vidente Tirésias alertou-lhe sobre possíveis acontecimentos que viriam desgraçar sua família e cidade, ele dá um passo para trás. Infelizmente foi tarde demais, ao chegar no túmulo encontra Antígona morta, juntamente com seu filho Hémon, o qual se matou em cima do corpo de sua noiva.

  A rainha Eurídice, ao saber do fato, também se mata. Quando seu marido (o rei) chega no palácio com o cadáver do seu filho, é avisado pelo segundo mensageiro, que sua esposa também estava morta.

ANÁLISE CRÍTICA

  Na tragédia de Antígona, o autor (Sófocles) permite que os leitores reflitam profundamente sobre diversos temas da vida humana, tais como: política, religião, direito, diferenças de gênero, características psicológicas e, principalmente, destaques morais. O comportamento moral é irreversível.

  É na passagem do sepultamento de seu irmão (Polinice) que se apresenta o discurso de Antígona, onde muitos apontaram como referência literária do direito natural e do jus-humanismo normativo.

  Na obra, diversos poetas começaram a questionar o mito, sendo o direito natural igual ao direito divino. O Jusnaturalismo é considerado pelos antigos que detém de origem divina e aceito consequentemente como costumeiro. Já o Direito Positivo é aquele que toma forma jurídica nas leis, denominadas estas, pelo governante.

  Em diversos artigos, Creonte representa o argumento do positivismo jurídico referente à identidade entre Direito e mandatos, como por exemplo os termos lei e Direito, os quais são essencialmente equivalentes; consequentemente o surgimento da lei injusta faz com que o Direito formal se constitua.

  Podemos comparar a situação com a atualidade, já que a diferença entre direito natural e direito positivo é que o direito natural independe do Estado ou de leis (justamente o que Antígona fez, seguiu a “lei dos deuses” e foi em direção oposta as leis estabelecidas pelo governo). Por isso, é considerado autônomo. O direito positivo, por outro lado, depende de uma manifestação de vontade, seja da sociedade ou de autoridades (no caso da obra foi as leis impostas pelo rei Creonte).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (526.2 Kb)   docx (480.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com