TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

António Fernandes

Trabalho Universitário: António Fernandes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de comunicação

Vivemos numa era em que mais do que nunca comunicar efectivamente pode ser um diferencial de sucesso ou insucesso nos vários patamares da nossa vivência. Comunicar é a habilidade de externalizar informações, emoções, opiniões e qualquer tipo de conhecimento de um indivíduo para outro. A boa comunicação está na base de qualquer relacionamento humano e, na esfera profissional, não poderia ser diferente. Quanto maior for o entendimento entre as pessoas, maior será o bem-estar existente entre os interlocutores e mais produtiva e eficiente será sua convivência.

Neste mundo digital e globalizado, onde existem inúmeras possibilidades de comunicação (da forma como é hoje), era das múltiplas plataformas de conversação, múltiplas também são as dificuldades para que a real comunicação se estabeleça, entre pessoas, empresas, fornecedores e clientes.

Assim sendo, para que a comunicação seja simples, rápida e eficaz é necessário termos em consideração algumas atitudes no acto de comunicar:

• Saber ouvir é condição indispensável para o sucesso de qualquer profissional. Possibilita fazer mais do que meramente escutar o que os outros estão dizendo. Quando ouvimos efectivamente, seremos mais aptos a apreciar as actividades que nossos colegas, parceiros, alunos, professores desenvolvem, a maneira como se sentem e por quê. Em casa, por sua vez, estará mais preparado para detectar as expectativas temores e dificuldades de seus familiares. Entretanto, a maior vantagem de ouvir os outros com atenção é que eles irão ouvi-lo da mesma maneira, como forma de retribuição, e reagirão com interesse quando você estiver falando. Quanto mais você e seu interlocutor souberem ouvir efectivamente, tanto mais terão a ganhar e a aprender.

• Ter algo a dizer: é necessário que a mensagem a passar tenha conteúdo interessante, que agregue algum valor para o receptor.

• Clareza e objetividade: é preciso transmitir a mensagem de maneira clara e objetiva, valorizando o tempo do seu leitor, expectador ou cliente, não deixando de inserir elementos que produzam surpresa e cativem o receptor, fazendo-o receptivo ao que deseja dizer ou informar. A compreensão equivocada do conteúdo de uma comunicação pode desencadear reações mais ou menos intensas, dando origem a conflitos que poderiam ser evitados.

• Credibilidade: a superficialidade e a falta de credibilidade são marcas atuais nas relações humanas e, evidentemente, nos negócios. Por isso, uma mensagem eficaz precisa ser aparada por credibilidade. Ou seja, você precisa conquistar e manter a confiança do público-alvo de sua mensagem.

A comunicação somente alcançará a efectividade se todo o processo for compreendido, ou seja, conhecer desde o seu público e o ambiente em que está incluído até a melhor forma de decisão para transmitir a mensagem, só assim poderá passar a barreira da impessoalidade e alcançar os objetivos a que nos propomos, sejam eles, informar, orientar, divulgar negócios e soluções ou simplesmente interagir.

Fontes:

Material AIEC Unidade 1

http://mix7.com.br/empreendedorismo/o-que-e-necessario-para-uma-comunicacao-eficaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com