TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análisar o efeito antimicrobiano do forno de micro-ondas em materiais domésticos contaminados

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 10

O uso do forno de micro-ondas como agente antimicrobiano de utensílios domésticos e alimentos.

[pic 1]

Resumo

Objetivo – Analisar o efeito antimicrobiano do forno de micro-ondas em materiais domésticos contaminados, utilizando um esterilizador específico. Métodos – Amostras de água, escova dental e esponjas de pia de cozinha foram colocadas em meios de cultura, antes e depois da desinfecção pelas micro-ondas. Resultados – Todos os objetos estavam contaminados por vários tipos de microrganismos e após a exposição dos materiais aos micro-ondas não foi observado crescimento microbiano. Conclusão – Esse método de eliminar ou controlar o crescimento de culturas bacterianas utilizando o forno de micro-ondas pode ser utilizado como método para controle do crescimento diversos materiais, como utensílios domésticos.

[pic 2]

Introdução

Hábitos como o uso de chupeta ou mamadeira favorecem a colonização de microrganismos por estarem em contato direto com o meio ambiente, uma vez que a cavidade oral das crianças é colonizada após o nascimento e, com o passar dos meses, torna-se um grande local para a proliferação de bactérias, vírus, microrganismos, fungos e também os protozoários. Esta diversidade deve-se ao fato de que a boca é composta de habitats variados de diferentes nutrientes, podendo ser comparada com os ecossistemas. Além disso, o material da chupeta ou mamadeira influencia a colonização de microrganismos, uma vez que a superfície lisa de silicone tem menor aderência microbiana, enquanto os bicos de látex de superfície rugosa apresentam maior acúmulo de biofilme

Outra fonte de microrganismos é a esponja de pia de cozinha que sempre apresenta restos de comidas aderidos, das quais juntamente com a umidade retida na esponja são ambientes favoráveis para o crescimento microbiano.  Estudos sugeriram que, apesar de matéria prima, a área em torno da cozinha também é fonte de contaminação, onde esponjas e panos de cozinha também podem atuar como veículos de propagação de agentes microbianos e por isso, produtos com ação detergente com o apelo de antibacterianos foram lançados no mercado recentemente. Além das esponjas, a escova de dente utilizada para remover bactérias e, fundamental também, para evitar a formação da cárie, sendo um grande veículo de propagação de bactérias e vírus.

A água pode ser mais límpida se submetido a ação de micro-ondas.


Desta maneira, a limpeza correta de chupetas, mamadeiras, utensílios de cozinha e escovas dentais é funda- mental para eliminar ou reduzir o número de microrganismos que ficam neles aderidos.  Uma alternativa fácil e prática é o uso do forno de micro-ondas, que se tornou mais acessível às classes inferiores da população e que se apresenta como uma ferramenta desconhecida para desinfetar materiais como chupetas e mamadeiras. Atualmente, a desinfecção de instrumentos na medicina pode ser feita através dos estudos das micro-ondas. Antigamente os instrumentos, como o do dentista, eram limpos com água e sabão, e água e vinagre para os pacientes, hábito que tem se modificado após a descoberta da desinfecção pelo uso do forno de micro-ondas. Em domicílios já podemos desinfetar frascos plásticos com três minutos de exposição à energia das micro-ondas que podem então ser utilizadas como uma alternativa aos métodos convencionais.

Além de um método alternativo, o uso do forno de mi cro-ondas é eficiente na eliminação de microrganismos nas escovas dentais, com uma exposição de pelo menos cinco minutos.

Desta maneira, o forno de micro-ondas pode ser utilizado em residências, laboratórios clínicos, hospitais, e em clínicas odontológicas, para desinfetar diversos materiais, evitando também as infecções entre os pacientes e o cirurgião. Além de serem eficientes contra bactérias do dia-a-dia, as micro-ondas também interferem no crescimento dos fungos.

O objetivo deste trabalho foi verificar a ação antimicrobiana do forno de micro-ondas em objetos domésticos contaminados, como chupeta, bico de mamadeira, escova dental após meses de uso, e esponjas de pia de cozinha após dias de uso.

[pic 3]

                                                                                                                                                     1


Métodos

Para a realização do trabalho, foram analisados: duas chupetas utilizadas, um bico de mamadeira, uma escova de dente e duas esponjas de pia (uma utilizada por 1 mês dias e a outra por sete dias), um copo de água de rio.

O critério de escolha dos objetos envolveu a busca por materiais de origens diferentes, tanto em relação à região do organismo, exemplo da região bucal como também das mãos, em contato com os utensílios, quanto às diferentes pessoas de faixas etárias diversas que os manipulavam.

As chupetas de início foram retiradas do plástico, analisada do seu estado após a retirada do plástico e logo submetido a 1 hora na boca de uma pessoa adulta. O mesmo procedimento foi feito com o bico da mamadeira, onde se passou 1 hora na boca de uma pessoa com idade adulta. Vale ressaltar que, deixamos a ponta de baixo do bico de mamadeira, ponta utilizada para chupar, inerte dentro de um copo com leite. Foi utilizado uma escova recém usada por uma pessoa adulta, e seu tempo de uso foi aproximadamente 8 meses. Já as esponjas de cozinha, foram utilizados duas buchas para análise uma deles com 1 mês de uso e a outra com 7 dias.

Todos esses experimentos foram observados por um microscópico antes de ser submetidos a um forno de micro-ondas, para analisarmos o antes e o depois dos testes.

Resultados

Pela análise visual das placas com meio de cultura, pode-se concluir que havia contaminação microbiana em todos os objetos analisados.

   

    [pic 4]

(Água antes de ser submetida às micro-ondas)

[pic 5]

(Água antes de ser submetida às micro-ondas)

[pic 6]

                        (Chupeta antes de ser submetida às micro-ondas)

[pic 7]

                                                                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (842.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com