TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa Apresentada Na Disciplina Fundamentos Antropológicos.

Dissertações: Análise Comparativa Apresentada Na Disciplina Fundamentos Antropológicos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Tiradentes

Recuperação da disciplina Fundamentos Antropológicos

Elenice Santana Couto

Análise Comparativa

Simão Dias

2014

Elenice Santana Couto

Análise Comparativa

Análise comparativa apresentada na disciplina Fundamentos Antropológicos.

Simão Dias

2014

Instituição: Universidade Tiradentes

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos

Docente: ENEDINA MARIA SOARES SOUTO

Tutor: Jussie Ribeiro

Atividade: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)

Produto: Análise Comparativa

Estudante: Elenice Santana Couto

A referida análise tem como objetivo fazer um comparativo da realidade vivida pelas mulheres do filme “A fontes das Mulheres” e o grupo familiar escolhido para a entrevista, onde será relatado diferença e semelhanças nos papeis e comportamentos das mulheres nas duas distintas realidade. Quanto aos critérios de escolha familiar ressalto a união e o espirito de cooperação dos membros familiares, colaborando para a construção de um ambiente harmonioso, despertando assim o interesse e a curiosidade.

O papel da mulher naquela sociedade era de submissão, ou seja, elas viviam subordinadas às ordens de seus maridos, além dos afazeres domésticos e sexuais, onde muitas das vezes eram vítimas de estupro conjugal, eram obrigadas a realizar trabalhos braçais como: carregar água e imensos feixes de gravetos nas costas de longa distância enquanto que seus maridos viviam reclamando da falta de emprego em bares do vilarejo, sem buscar alternativas de sustentabilidade. As mulheres sofriam todos os tipos de agressões: físicas, morais e psicológicas dos homens quando as mesmas reivindicavam direitos iguais e os seus maridos justificavam tais atitudes como tradição cultural baseadas no Alcorão (Livro sagrado). Sabemos que existem tradições culturais pois a diversidade existe não se pode negar, devemos deixar de lado o olhar etnocêntrico e sermos relativistas em relação ao sistema cultural do outro, reconhecendo que não existe cultura melhor ou pior, que seus costumes são apenas escolhas e que devemos respeitá-las, apesar de discordar com certas atitudes.

Quanto ao gênero na antropologia, é entendido como desnaturalização da ideia de desigualdade e que ser homem ou mulher, não tem nada a ver com o aparelho biológico, mas sim com a maneira que aprendemos a ser um ou outro.

Conclui-se que a principio não existe semelhanças entre as mulheres do filme e a mulher da família entrevistada, mas olhando profundamente há em comum o espirito de luta por independência e por uma sociedade igualitária, onde por aqui já acontece e lá no finalzinho do filme também o resultado não foi diferente, vitória das mulheres. As diferenças culturais são enormes, no filme existia a definição de papeis, as mulheres eram submissas às vontades dos homens, enquanto que a família entrevistada a mulher tinha a ajuda do homem nos afazeres domésticos, desmistificando a cultura tradicional de que “serviços de casa é coisa de mulher”.

AÇÂO 2 DA PAS

Escolha um grupo familiar para a sua analise. Pode ser o seu ou de algum amigo;

Observe os seguintes aspectos acerca do grupo familiar escolhido;

Relacionamento entre os membros da família desse grupo;

Comportamento da mulher e o papel assumido por ela na família.

Observações da pesquisadora

Depois que sua entrevistada responder às perguntas, anote as suas impressões sobre a família e a mulher pesquisada.

Observações sobre o relacionamento entre os membros da família.

Observei que existe uma vida harmoniosa neste lar, pois todos os membros contribuem para que isso ocorra. O pai além de sustentar financeiramente a casa com seu trabalho, ajuda nos afazeres domésticos: lava prato, cozinha, etc. comportamento típico de uma sociedade moderna onde o tempo e o orçamento apertado não lhes permite contratar uma empregada, havendo uma inversão de papeis para a sobrevivência da família.

Observações sobre o comportamento da mulher e o papel assumido por ela na família.

A mulher é bem consciente de seu papel na realidade atual, onde a divisão de tarefas é uma das saídas para enfrentar o tempo corrido onde muitas vezes não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com