TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Do Filme Preciosa

Dissertações: Análise Crítica Do Filme Preciosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  4.154 Visualizações

Página 1 de 4

Título: ANÁLISE CRÍTICA DO FILME PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE

ESPERANÇA

Ator Principal: Clarice Preciosa Jones e filhos

Assunto: O filme se passa no ano de 1987 nos Estados Unidos da América, onde ocorria uma grande segregação racial e reflete nas expreções da questão social, a exemplo de Bullying, violência do tipo sexual, psicológica, verbal e física, atraso educacional, racismo etc.

Data 23 de Setembro – 2014

Referência: O Serviço Social na cena contemporânea

Marilda Villela Iamamoto

Professora titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

O Filme “Preciosa – Uma História de Esperança” versa sobre o drama vivido por uma adolescente que dentre os problemas sociais vivenciados (violência doméstica, física, psicológica e sexual, dentre outros), ainda tem transtornos psicológicos aos quais lhes sugere, constantemente, além da fobia social e da exclusão, um mundo de sonhos e pesadelos.

Preciosa foi estuprada por seu genitor aos 3 anos de idade e desde então vinha sofrendo abuso sexual através do mesmo. Da relação incestuosa nasceram-lhe duas crianças, uma menina com Síndrome de Down com pouco mais que dois anos de idade, criada por sua avó materna, a qual lhe chamam Mongo (diminutivo de mongoloide), e um menino, ao qual lhes deu o nome de Abidu Jamal Jones.

Além de ser abusada sexualmente pelo pai, Preciosa ainda sofreu maus tratos em seu domicílio, a mãe lhe atribuía toda a responsabilidade com o serviço doméstico e constantemente a agredia física, opressiva e psicologicamente. Clarice Preciosa é semi alfabetizada e, além da violência doméstica, também sofre discriminação por ser negra, pobre e obesa.

Podemos ver no filme "Preciosa" o trabalho de duas assistentes sociais: uma que visitava a casa para ver se a família estava estruturada para continuar dando benefícios a ela, e outra da área da educação, que move a Preciosa de escola por conta do buling que sofria e pela idade avançada em uma sala de aula com alunos mais novos.

A primeira que me referi acima, foi até a casa da família da Preciosa, deu uma olhada e vendo que a família estava reunida naquela hora, deu o benefício. Mas o olhar dela teria que ser mais amplo e investigativo.

"Os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas". (IAMAMOTO, p.05)

"O assistente social lida no seu trabalho cotidiano, com situações singulares vividas por indivíduos e suas famílias, grupos e segmentos populacionais, que são atravessadas por determinações de classes. São desafiados a desentranhar da vida dos sujeitos singulares que atendem as dimensões universais e particulares, que aí se concretizam, como condição de transitar suas necessidades sociais da esfera privada para a luta por direitos na cena pública, potenciando-a em fóruns e espaços coletivos. Isso requer tanto competência teórico-metodológica para ler a realidade e atribuir visibilidade aos fios que integram o singular no coletivo quanto à incorporação da pesquisa e do conhecimento do modo de vida, de trabalho e expressões culturais desses sujeitos sociais, como requisitos essenciais do desempenho profissional, além da sensibilidade e vontade políticas que movem a ação." (IAMAMOTO, p.33).

E foi essa competência e essa sensibilidade que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com