TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Dos Capítulos I, II E III Do Livro Redação Publicitária - A Prática Na Prática

Artigos Científicos: Análise Crítica Dos Capítulos I, II E III Do Livro Redação Publicitária - A Prática Na Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 3

Redação Publicitária - A Prática na prática é um livro do autor Zeca Martins pela editora Atlas, edição 2003.

Escritor, Redator Publicitário formado em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo, Zeca Martins escreveu também os livros: Propaganda é isso aí! volumes 1 e 2 e Deus é inocente.

Redação Publicitária - A Pratica na prática está dividido em quatro capítulos: I - O Escrevedor; II - O Aprendiz; III - O Artesão e o IV - O Esforçado. Essa análise irá abordar os capítulos I, II e III senda apresentada por capitulo as considerações.

I - O Escrevedor

Nesse capítulo fala de escrever e de quem escreve, como é o ambiente de trabalho, como funciona uma agencia e como é a rotina (ou falta dela) de um profissional de Redação. Quais são as característica que uma pessoa que queira estar nessa área tem que ter, e o que ela precisa desenvolver. Um redator escreve muito sobre os mais variados temas, então estar preparado é essencial.

Buscar sempre novas informações, prestar atenção em tudo e ficar familiarizado com o que acontece ao seu redor, são formas de conseguir embasamento para o desenvolvimento da criatividade. Atualização, pesquisa e estudo são palavras chaves.

II - O Aprendiz

Já nesse capítulo é abordado as técnicas exigidas nos profissionais de Redação Publicitária, e algumas técnicas para o seu preparo. Como:

A importância de se saber a gramática, primeiro é chamada atenção de como ninguém gosta de gramático pela forma como ela é ensinada, a base da "decoreba", depois é mostrado como a gramática é uma lógica que dá a segurança para o redator competente de um conjunto de informações reunidas que evitam o erro e garantem boa parte do sucesso, desmistificando assim a gramática.

Mostra também a importância de saber a etimologia das palavras (origem das palavras), aumentando assim o seu entendimento das coisas e ao exercitar isso fica mais fácil escrever e improvisar. É possível criar algo inovador a partir de palavras desgastadas.

Como conhecer palavras e novas palavras para as mesmas palavras, através da leitura de dicionários dos mais variados tipos.

Associar formas as letras é um jogo uma brincadeira com as palavras que exercitam a mente. Conhecer e fugir dos vícios de linguagem, ter um humor inteligente pensando com duplo sentido.

Se colocar no lugar do publico alvo, conhecer os seus valores e sonhos facilita muito o seu trabalho.

III - O Artesão

Aqui nesse capítulo são expressadas algumas dicas de como fazer um texto publicitário, espaços pequenos onde é preciso ser simpático, sintéticos, informativos e persuasivos através de uma visão particular das coisas.

É apresentado caminhos de como fazer a diferença quando for anunciar alguma coisa, de forma clara e fácil.

Como associar palavras a imagens, escrever imagens e colocar palavras em formato de desenhos, são técnicas que podem oferecer excelentes resultados.

Análise Crítica:

Esse livro possui uma leitura fluente e fácil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com