TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER I, II, III e IV

Resenha: PROINTER I, II, III e IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

disciplina PROINTER I, II, III e IV compõe a estrutura curricular dos Cursos Superiores de Tecnologia da Universidade Anhanguera-Uniderp e tem por objetivo integrar os conteúdos estudados nos semestres, auxiliando o discente a construir sínteses das diversas áreas do conhecimento.

A inclusão do PROINTER nas matrizes curriculares dos referidos cursos de tecnologia vem ao encontro das orientações para a Educação Profissional que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia (CNE/CP no. 3, de 18 de dezembro de 2002), que afirma no Art. 2º. Inciso VI que os cursos superiores de tecnologia deverão “[...] adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos; [...]”.

Nesse contexto, a inserção da disciplina promove a melhoria da qualidade do ensino, pois ultrapassa a visão fragmentada do conhecimento, permitindo a interdisciplinaridade e buscando uma formação integral do discente. Para compor a formação integral do discente, determina-se a importância das competências a serem desenvolvidas, que sustentarão o futuro profissional frente “[...] às demandas dos cidadãos, do mercado de trabalho e da sociedade [...]” (CNE/CP, nº. .3, 2002, Art.3º.).

Segundo o Parecer CNE/CP 29/2002, art. 7º “entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico”.

O componente curricular PROINTER está articulado de forma a levar o discente a envolver-se em contextos situacionais (reais ou simulados) que exijam o desenvolvimento de competências profissionais estabelecidas de acordo com as previstas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2013). Assim, ele acompanha os novos paradigmas da Educação Profissional de Nível Tecnológico promovendo no discente a capacidade de desenvolvimento intelectual, profissional autônomo e permanente; e possibilitando a consolidação de competências que identificam os perfis profissionais próprios de cada curso.

Por esta razão, ele não se limita às aulas que se desenvolvem na sala de aula, mas propõe experiências que permitem ao discente momentos de estudos e de pesquisa, sob a coordenação de curso, do tutor presencial e a distância, em diferentes ambientes de aprendizagem, como biblioteca, laboratórios e em situações externas à instituição de ensino, entre outros.

As propostas a serem desenvolvidas pelo discente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com