TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional LDBEN-9394/96.

Exames: Análise Da Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional LDBEN-9394/96.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  1.541 Visualizações

Página 1 de 5

Análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN-9394/96.

Os princípios da LDBEN são a Liberdade e Solidariedade Humana que de acordo com a lei devem reger o ensino no Brasil.

Em relação aos sistemas de ensino as incumbências e deveres e responsabilidades são:

Da União: Coordenar a política nacional de ensino, elaborar o Plano Nacional de Educação, organizar, manter, desenvolver instituições e órgãos do sistema federal de ensino.

Prestar assistência técnica e financeira aos estados, estabelecer as diretrizes para a educação infantil junto com os estados e municípios. Coletar e organizar dados sobre a educação no Brasil.

Assegurar processos de avaliação de todos os níveis de ensino, normatizar cursos de graduação e pós-graduação.

Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos das instituições superiores.

Dos Estados: Organizar e manter as instituições de seu sistema de ensino. Elaborar políticas e planos educacionais

Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos e das instituições do seu sistema de ensino.

Assegurar o ensino fundamental e oferecer com prioridade o ensino médio a todos. Assumir o transporte dos alunos da rede estadual.

Dos Municípios: Organizar, manter e desenvolver os órgãos de seu sistema de ensino, integrando as políticas e planos educacionais da união e dos estados.

Exercer ação redistributiva em relação as suas escolas, baixar normas para seu sistema de ensino. Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas com prioridade para o ensino fundamental.

Assumir o transporte escolar da rede municipal.

Os estabelecimentos de ensino são incumbidos de:

Executar e elaborar sua proposta pedagógica, administrar pessoal, recursos materiais e financeiros, assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas aulas assim como o plano de trabalho de cada docente, prover meios de recuperação dos alunos de menor rendimento.

Informar os pais sobre frequência e o rendimento dos alunos. Notificar ao conselho tutelar os alunos que apresentarem falta acima de 50%.

Os Níveis e Modalidades de Ensino estão definidos em Educação Básica Formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação Superior.

A Educação Básica está distribuída nos níveis Fundamental e Médio, suas formas de organização são as séries anuais, semestrais, ciclos, grupos não seriados com base na idade, competência e, carga horária mínima de 800 h e 200 dias letivos. Avaliação contínua.

Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Sua função é dar suporte, orientar os professores a buscar uma melhora da educação no país. Esse suporte técnico abrange também outras áreas educacionais como administração de recursos e pessoal sendo um processo democrático de extrema importância para o processo educacional onde busca o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral, humano e com noções de solidariedade humana do aluno levando em conta o contexto social do aluno, da escola e da comunidade.

O Ensino Fundamental tem por principais objetivos o desenvolvimento integral do aluno quanto aos aspectos físicos, éticos precisam estar aptos a compreender seus direitos e deveres, saber se posicionar criticamente sobre diversos temas estar ciente das mudanças que continuamente ocorrem no mundo, utilizar diversas línguas. Além de consciência Ambiental global visto que o mundo hoje atravessa uma crise ambiental de consequências catastróficas a médio e longo prazo, os alunos precisam aprender a utilizar diferentes recursos tecnológicos que são fundamentais nos dias atuais e que constantemente, na verdade diariamente sofrem alterações para melhorar seu desempenho.

O PCN visa planejar a educação como um todo em todos os seus aspectos sendo base para ações diárias de acompanhamento e desenvolvimento dos alunos do ensino fundamental.

A pesquisa foi feita na Escola Pará Prof. Francisco das Chagas Ribeiro

Atende em média 800 alunos nos três turnos nas modalidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com