TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da Relação Entre Crescimento Econômico E Gastos públicos Nas Maiores Cidades Da Região Sul Do Brasil

Dissertações: Análise Da Relação Entre Crescimento Econômico E Gastos públicos Nas Maiores Cidades Da Região Sul Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

Análise da relação entre crescimento econômico e gastos públicos nas maiores cidades da região Sul do Brasil

O principal objetivo é a relação entre o crescimento econômico, considerando o Produto Interno Bruto (PIB), e as variáveis que compõem os gastos públicos das maiores cidades da região Sul do Brasil. Visto que os gastos públicos podem gerar externalidades positivas através dos bens públicos não rivais e não exclusivos, de outra forma a má alocação dos recursos podem superar estas externalidades.

A pesquisa foi realizada em setembro de 2007, nos municípios da região Sul. É uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e corte seccional. Este estudo apresenta limitações quanto aos recortes efetuados. Os principais recortes referem-se à amostra selecionada e aos anos analisados, foram escolhidas as 10 maiores cidades de cada estado da região Sul, considerando o número de habitantes. Foi tomado como base dados do IBGE, do STN.

Com base nos resultados da pesquisa, concluiu que os gastos dos governos locais têm um importante papel no crescimento econômico, com o provimento de serviços públicos que afetam a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores. Os gastos públicos em investimentos podem fomentar o crescimento econômico, quando estes forem maiores que os gastos com subsídios entre outros correntes.

O estudo contribuiu para identificar as relações entre o crescimento econômico na busca em obter mudanças e melhorias na qualidade de vida da sociedade e conseqüentemente o aumento a produtividade do setor privado. E para mostrar a relevância que a política fiscal possui para o desenvolvimento.

Bibliografia:

Bogoni, N. M., Hein, N., & Beuren, I. M. (2011). Análise da Relação entre Crescimento Econômico e Gastos Públicos nas Maiores Cidades da Região Sul do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com