TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Das Demonstrações Financeiras

Artigos Científicos: Análise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

A análise das demonstrações financeiras tem por objetivo observar e confrontar os elementos patrimoniais e os resultados das operações.

Visando o conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e quantitativa de modo a revelar os fatores antecedentes e determinantes da situação atual, e também servir de ponto de partida para delinear o comportamento do futuro da empresa.

O principal objetivo da analise das demonstrações financeiras é fornecer informações aos interessados, sobre a real situação econômica e financeira da empresa para fortalecer e assegurar as tomadas de decisões.

Usuários da análise: administração da empresa, acionistas e proprietários, investidores, instituições financeiras, fornecedores e clientes, governo, sindicatos e associações de classe e auditoria.

Balanço patrimonial: é a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa – ativos, assim como as obrigações – passivo exigível – em determinada data. A diferença é chamada patrimônio líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer através de recursos trazidos de fora da empresa, quer gerado põe esta em suas operações e retirados internamente.

Ativo circulante: é o grupo que gera dinheiro para a empresa pagar suas contas a curto prazo. Esse grupo e conhecido como capital de giro, pois seus itens estão sempre se renovando. Exemplo: caixa, duplicatas a receber, estoque, conta corrente, duplicatas a descontar.

Ativo realizável à longo prazo: compreende itens que serão transformados em dinheiro a longo prazo, ou seja, em período superior a um ano, ou de acordo com o ciclo operacional da atividade predominante. Exemplo: empréstimos a coligadas, títulos a receber, duplicatas a receber com prazo superior a um ano.

Ativo permanente: Investimento – são aplicações que nada tem a ver com a atividade da empresa. Exemplo: ações em outras cias, terrenos para expansão e edifícios, obras de arte. Imobilizavél: são bens palpáveis destinados à manutenção da atividade principal da empresa. Exemplo: prédios, instalações, imóveis, veículos, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos. Intangível (Diferido): são direitos que tenham por objetivo bens incorpóreos, isto é, não palpáveis, que não podem tocar, destinados à manutenção da empresa. Exemplo: marcas e patentes, gastos pré- operacionais.

Passivo circulante: evidência todas as dívidas com terceiros que serão pagas à curto prazo. Exemplo: dividas com fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar, encargos a pagar empréstimos bancários, contas a pagar.

Passivo não circulante exigível à longo prazo: compreende as obrigações com terceiros que serão liquidadas a longo prazo. Exemplo: financiamentos, empréstimos a pagar à longo prazo.

Patrimônio líquido: demonstra o total de recursos aplicados pelos proprietários na empresa. Exemplo: capital, reservas de lucro e prejuízo acumulado.

DRE: é a demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar a situação econômica da entidade, isto é, apuração de lucro ou prejuízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com