TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Das Demonstrações Financeiras

Monografias: Análise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES:

01 – Qual é a importância do Crédito como impulsionador da economia? Como se apresenta atualmente a concessão de crédito bancário no Brasil?

A importância do credito no Brasil é comprovada pela sua direta correlação entre o crescimento das concessões de crédito e o aumento do consumo, especialmente no segmento de bens duráveis e construção. Análise de Crédito é o momento no qual o agente cedente irá avaliar o potencial de retorno do tomador do crédito, bem como, os riscos inerentes à concessão. Tal procedimento é realizado, também, com o objetivo de ser possível identificar os clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando uma situação de risco de caixa à organização.

02 - Com base na teoria desenvolvida para concessão de crédito, quais são os cinco fatores abordados e que se tornaram fatores condicionantes da concessão de crédito? Explique cada um dos fatores, dando exemplos.

Uma das formas tradicionais de se organizar estas informações é pela caracterização do

candidato ao longo de cinco dimensões. Estas dimensões são chamadas de 5C’s do crédito e são discorridas, de forma breve.

Capital - A avaliação do capital se refere a uma análise da posição financeirada empresa solicitante de crédito. É realizada uma análise de suas demonstrações financeiras, dando evidência aos índices de risco, como o índice de liquidez corrente, o índice deendividamento/ativos e o índice de cobertura dos juros.

Caráter - Para que os pagamentos sejam realizados para os fornecedores, orequerente de crédito deve possuir fundos, bem como, a disposição para quitar suas dívidas. Oprimeiro se relaciona ao fator “Capital”, enquanto que, o segundo, se refere ao “Caráter” daempresa. A empresa se preocupa em honrar seus compromissos? Estará disposta a se esforçarpara isso? Essas informações são obtidas pelos analistas de crédito nas instituiçõesfinanceiras, com outros fornecedores, clientes etc.

Colateral - O valor de ativos colocados à disposição pelo cliente para garantir ocrédito solicitado.

Capacidade - Refere-se à capacidade de gestão do solicitante para tocar seunegócio no que tange à competência ou habilidade para administrar suas operações. Quantomelhor é a capacidade da direção para gerir a empresa, menores são as chances de descumprirsuas obrigações. Também pode ser entendido como o julgamento pessoal das probabilidadesde pagamento por parte do solicitante de crédito.

Condições - Refere-se às condições econômicas vigentes na empresasolicitante e na economia em geral, que poderiam comprometer a capacidade do solicitante desaldar suas obrigações.

03- As empresas normalmente adotam na concessão de crédito aos seus clientes Políticas de Crédito, identificadas como: Política de Crédito Rígida e Política de Crédito Liberal, explique quais são as variáveis financeiras que devem suportar cada uma das políticas discriminadas.

Politica de Crédito Liberal: Isso acontece quando uma empresa vende para praticamente qualquer cliente, independente de sua capacidade creditícia, e todos os atrasos são perseguidos muito agressivamente. Este tipo de crédito inclui acompanhamento de cobrança conveniente, avaliação e cobrança de encargos moratórios, e ação judicial rápida. Programas organizados de cobrança são efetivamente implementados, o que pode produzir ótimos lucros. Frequentemente, entretanto, ocorre aumento dos custos do pessoal de cobrança e perdas com dívidas incobráveis.

Politica de Crédito Rígida: Ocorre quando a verificação de crédito é rígida e procedimentos da política de aprovação de crédito são rigorosamente seguidos. O Crédito é concedido somente para clientes de boa qualidade creditícia, ou seja, aqueles que ao serem avaliados pelo setor de cadastro, corresponderam às expectativas de pagamento futuro. Garantias pessoais, cartas de crédito e outras formas de instrumentos de crédito são usadas sistematicamente. Problemas de atraso geralmente são mínimos devido às práticas de crédito rigorosas, entretanto, o acompanhamento de cobrança é praticado muito brandamente. Esta política creditícia geralmente resulta em uma carteira de contas a receber de alta qualidade, mas vendas e receitas não são otimizadas. Muitas contas com risco de crédito um pouco acima do desejado são recusadas. Uma empresa usando este tipo de política não vai de encontro com as práticas altamente competitivas do mercado atual.

4. Ao se conceder crédito devemos levar em conta três fatores: Segurança, Liquidez e Rentabilidade. Explique como devemos tratar cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com