TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Das Demonstrações Financeiras

Artigo: Análise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................01

2. QUESTIONÁRIO PERGUNTAS E RESPOSTAS................................02 A 07

3. ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL................................................08 A 09

4. ÍNDICES DE LIQUIDEZ, RENTABILIDADE E ENDIVIDAMENTO......09 A 10

5. REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS...................................................................11

6. ANEXOS........................................................................................................12

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo fazer uma investigação/pesquisa para responder ao questionário previamente elaborado pelo professor.

Proporcionando-nos a desenvolver competências para trabalhar em atividades que estejam vinculadas a Análise das Demonstrações Financeiras; vivenciar uma atividade de investigação/pesquisa de cunho prático-profissional, bem como desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a teoria e prática no que tange a Análise das Demonstrações Financeiras.

Com o objetivo de compreendermos a relação existente entre: Demonstrações Financeiras e Práticas de Tomada de Decisões; identificar o ambiente profissional onde são utilizados os principais índices de avaliação financeira de mercado; utilizar os indicadores financeiros como instrumentos de suporte à tomada de decisões.

Apresentamos a seguir um relatório de Análise Financeira com o objetivo de demonstrar o desempenho financeiro da empresa em 05 (cinco) trimestres isolados, avaliando os números verticais e horizontais de seu Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados do Exercício.

Serão demonstrados também os principais indicadores avaliando os índices de Liquidez, Rentabilidade e Endividamento da empresa.

01 – Conceitue análise financeira de empresas e descreva quais são as principais fases que integram um processo de análise de empresas.

Refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

A análise financeira deve passar por duas etapas: o estabelecimento de indicadores financeiros que permitam conhecer as condições financeiras relacionadas ao negócio e a estimativa do resultado da empresa a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar a atividade.

Fases do processo:

Analise Vertical, Analise Horizontal e Analise por quocientes.

02 – Qual o papel que o Contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)?

Analisar o mercado financeiro e verificar todo tipo de movimentação que a empresa teve em um determinado período, dessa forma, ele consegue verificar através de suas demonstrações realizáveis por dados contábeis, que irão lhe fornecer informações da situação financeira, podendo assim, apontar seus pontos de melhorias, verificar durante o período onde houve um desequilíbrio e trabalhar para ajustar as falhas.

http://trabalhosgratuitos.com/Neg%C3%B3cios/Analise-Das-Demonstra%C3%A7%C3%B5es-Financeiras/281053.html

03 – Que características profissionais deve possuir o Analista das Demonstrações Financeiras?

Conhecimento Básico de Contabilidade; Conhecimento de Técnicas de Análise; Atividade da Empresa; Políticas e Estratégias da Empresa; Perfil dos Administradores; Influências dos ambientes interno e externo na empresa; Capacidade de Interpretação.

04 – O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

Deve comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores; É vedado iludir ou tentar iludir a boa-fé de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informações ou elaborando peças contábeis inidôneas.

05 – Porque as empresas necessitam de um Analista das Demonstrações Financeiras?

Porque é através da análise de suas demonstrações, que a empresa tomará decisões. E para isto, se faz necessário um Analista Financeiro, podendo ser interno, ou ainda se preferir contratar o serviço de um Analista externo.

06 – Quais os indicadores mais utilizados na Análise das Demonstrações Financeiras?

Índice de Liquidez Corrente, Seca, Geral e Imediata

Índice de Endividamento,

Índice de Rentabilidade.

07 - A análise de Balanços tem sido muito usada na avaliação de concessão de créditos às pessoas físicas e jurídicas, dessa forma, muito eficaz é a utilização do “Cálculo do Fator de Insolvência”. Exemplifique o que é o Fator de Insolvência de Kanitz

É um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. A sua utilização tem sido, via de regra, relativa a empresas isoladas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com