TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Balanço Patrimonial

Trabalho Universitário: Análise De Balanço Patrimonial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  7.991 Palavras (32 Páginas)  •  2.296 Visualizações

Página 1 de 32

Faculdades Metropolitanas Unidas Associação Educacional – FMU

ANÁLISE DE BALANÇO PATRIMONIAL

Lojas Renner Sociedade Anônima

São Paulo - SP

Maio/2012

Faculdades Metropolitanas Unidas Associação Educacional – FMU

Vanessa Possatto RA: 4237620

Professora Orientadora: Kátia Gonçalves Othero

Curso: Ciências Contábeis – 5ºD

Matéria: Análise das Demonstrações Contábeis

São Paulo - SP

Maio/2012

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVOS 4

3. JUSTIFICATIVA 4

4. LOJAS RENNER SOCIEDADE ANONIMA 6

5. ANÁLISE FINANCEIRA 7

5.1. Análise Vertical 7

5.2. Análise Horizontal 7

5.3. Análise dos Índices 7

5.4. Análise da Concorrência (Renner x Riachuelo) 7

6. CONCLUSÃO 7

7. BIBLIOGRAFIA 7

8. ANEXOS 7

8.1. Análise Vertical e Horizontal (2009, 2010 e 2011) 7

8.2. Cálculo dos Índices 7

8.3. Análise da Concorrência (2010) 7

1. INTRODUÇÃO

Análise Financeira de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões. Elas fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A Análise de Balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficientes quanto melhores informações produzir. É uma ferramenta poderosa à disposição das pessoas físicas e jurídicas relacionadas à empresa, como acionistas, dirigentes, bancos, fornecedores, clientes e outros.

2. OBJETIVOS

Este

trabalho tem como objetivo analisar econômica e financeiramente a situação da empresa Lojas Renner S.A, podendo assim avaliar sua real situação diante do mercado e de suas concorrentes, utilizando para isso, ferramentas poderosas da análise financeira de balanços, como a análise vertical e horizontal, capacidade de pagamento, indicadores de atividades, indicadores de rentabilidade, análise de valor da ação, entre outros.

3. JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica pela necessidade do contador em saber fazer uso da análise financeira de balanços, já que esta fornece ferramental suficiente para a tomada de decisão.

4. LOJAS RENNER SOCIEDADE ANONIMA

Antônio Jacob Renner foi quem começou a escrever a história do nome Renner. Descendente de alemães começou a trabalhar ainda menino na fábrica de banha da família em São Sebastião do Caí. Mais tarde, já morando em Porto Alegre, fundou o Grupo A.J.Renner com segmento de indústria fabril, instalando-se no bairro Navegantes.

Comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino, resistentes ao frio, ao vento e às chuvas, tornando-se uma peça de roupa indispensável tanto para o gaúcho da campanha e aos caixeiros-viajantes, como também ao homem da cidade.

Sempre alerta às tendências do mercado, a Renner começou a ampliar e a diversificar suas atividades empresariais, como as plantações de linho, matéria-prima para a fabricação de trajes masculinos de

alta qualidade, que levavam a marca Renner e que inspiraram o primeiro conceito empresarial lembrado: "Renner, a boa roupa, ponto a ponto".

O ano de 1965 marca o início da história de Lojas Renner como uma empresa verdadeiramente independente. Foi como parte integrante do grupo A. J. Renner que Lojas Renner inaugurou em 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto-de-venda para a comercialização de artigos têxteis. Em 1940, o mix de produtos foi ampliado e Loja Renner passou a operar como uma loja de departamentos.

Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhia Lojas Renner S.A. Dois anos depois, em 1967, Lojas Renner já se transformava em uma empresa de capital aberto.

Após décadas de bom desempenho, Lojas Renner passou por uma profunda reestruturação no início dos anos 1990, passando a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda.

Ainda na década de 1990, impulsionada pela bem sucedida reestruturação e pela implantação da Filosofia de Encantamento (segundo a qual não basta satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes), Lojas Renner expandiu suas operações para além do Rio Grande do Sul, chegando aos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal, consolidando sua posição nesses mercados como uma loja

de departamentos especializada em moda com mercadorias de qualidade a preços competitivos.

Em 1991, quando teve início o processo de reestruturação, a Companhia contava com oito lojas e, até novembro de 1998, já havia inaugurado 13 novas lojas, totalizando 21 unidades.

Em dezembro de 1998, a J. C. Penney Brazil, Inc. subsidiária de uma das maiores redes de lojas de departamentos dos EUA, adquiriu o controle acionário da Companhia. Como subsidiária do grupo J. C. Penney, a Renner obteve alguns benefícios operacionais, tais como o acesso a fornecedores internacionais, a consultoria de especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como a adoção de procedimentos e controles internos diferenciados. Isso contribuiu para um crescimento substancial da Companhia a partir de dezembro de 1998.

Com a implantação do conceito de lifestyle nas coleções e nas lojas, em 2002, mais um importante passo é dado na evolução de Lojas Renner. As coleções passam a ser desenvolvidas por estilos de vida e compostas por marcas próprias que refletem um jeito de ser e de vestir, com base em atitudes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com